WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/03/2014 - Minas Território da Arte destaca trabalho de artistas de Uberaba

Diretores do Mada e do MAS participam da abertura da exposição no Palácio das Artes, além de terem suas obras expostas na mostra

Será aberta nesta terça-feira (11) a exposição MINAS Território da Arte, na Grande Galeria Alberto de Veiga Guignard, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O período de exposição vai do dia 12 de março a 5 de maio deste ano.

MINAS Território da Arte é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e idealizada e coordenada pela C/Artes Projetos Culturais. O objetivo do projeto é reconhecer e catalogar a arte produzida nas várias regiões do estado, dando visibilidade e registro histórico. Para isso, o estado foi dividido por regiões e escolhidos artistas para participar da exposição.

Da região de Uberaba foram escolhidos dois artistas do município – Hélio Siqueira e Paulo Miranda – e um artista de Araxá. Siqueira e Miranda representam Uberaba e a Fundação Cultural. O diretor do Museu de Arte Sacra Hélio Siqueira levou um painel de 14 oratórios do artista e o diretor do Museu de Arte Decorativa, Paulo Miranda, com duas obras de paisagens de Minas.

Estarão em exposição cerca de 100 obras, de 64 artistas de nove, das dez macrorregiões do Estado, que representam um recorte da produção artística mineira das primeiras décadas do século XX até os dias atuais, que foram mapeadas e organizadas em módulos históricos e contemporâneos. Com curadoria do historiador Fernando Pedro, integram a exposição pinturas, esculturas, desenhos, vídeos, instalações, entre outras técnicas que representam a diversidade cultural e as manifestações artísticas presentes em cada região.

A mostra traz como fio condutor curatorial os conceitos de democratização do acesso e descentralização da cultura. Trata-se de um desdobramento do "MINAS Território da Cultura", maior programa de interiorização das políticas públicas voltadas para a cultura realizado pela  SEC em todas as regiões do Estado: Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Central, Triângulo, Vale do Rio Doce, Centro Oeste, Zona da Mata, Sul e Alto Paranaíba.

 “Também estão sendo lançados cinco livros do registro do trabalho realizado pelo curador Fernando Pedro, com cerca de mil páginas, que será um grande catálogo e considerado pelo curador como “uma enciclopédia das artes visuais em Minas” e registrando a história da produção de arte em Minas Gerais”, observa Hélio Siqueira.

O “catálogo” terá circulação nacional, com objetivo de dar visibilidade aos municípios mineiros, favorecendo o turismo e possibilitando um incremento na carreira dos artistas participantes.

Siqueira lembra que no trabalho também tem homenagens póstumas, a três grandes artistas mineiros que contribuíram para a construção da identidade cultural do Estado. Uma é a artista plástica Nívea Bracher, outra é o pintor e desenhista Raymundo Colares e a pintora, desenhista, ilustradora e professora Sara Ávila.

Hélio Siqueira e Paulo Miranda, que participam da abertura da mostra em Belo Horizonte, comemoram por estarem incluídos neste projeto, inclusive representando a Fundação Cultural e Uberaba.

A mostra poderá ser visitada no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, nº 1537 – Centro), de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingos e feriados, de 16h às 21h.

 

Jorn. Graça Machado

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar