WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/02/2014 - Piau entrega chave da cidade ao Rei Momo e abre o Carnaval 2014

Cerimônia marcou a abertura oficial do Carnaval em Uberaba; Rei Momo declarou que vai tomar atitudes práticas, como trabalhar pela conscientização contra a dengue

 

Uberaba já vive o Carnaval 2014. O prefeito Paulo Piau entregou hoje a chave da cidade para a corte carnavalesca: o Rei Momo, Mario Renato Silva, à rainha Karolin Santos Silva, à cabrocha Cristina Gonçalves dos Santos e à princesa Joyce Silva de Freitas, abrindo oficialmente a Folia, que promete ser o melhor Carnaval de todos os tempos. 

“O Carnaval começa de fato com a entrega da chave da cidade para o rei Momo governar durante os quatro dias da folia. A partir de agora a corte irá visitar os lugares para mostrar o espírito carnavalesco e divulgar o Carnaval. Estamos preparando uma grande festa. A escolha foi realizada no domingo (16) em evento muito disputado, candidatas bem preparadas e muito bem caracterizadas”, disse a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, lembrando que as candidatas a rainha mostraram luxo e beleza na praça Magalhães Pinto, no domingo, durante a escolha da corte.

“Agradeço ao prefeito Paulo Piau e a presidente da Fundação Cultural Sumayra por realizar o carnaval neste ano e ao receber a chave faço o compromisso de trabalhar durante este tempo pelo combate da dengue e para conscientizar os foliões a não jogar latinhas e garrafas na rua e em terrenos e, sim, em locais próprios, ressaltou o Rei Momo.

Já a presidente da Liga das Escolas de Samba, Sueli Arantes, destacou a importância do retorno das escolas de samba na avenida e lembrou que o uberabense terá muita surpresa.

Lembrando que recentemente “cuidou da cidade” no recesso do prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito Almir Silva pediu ao Rei Momo para cuidar da cidade com carinho e desejou sorte a todos e que façam um Carnaval responsável. “Este Carnaval vai ficar na história”, disse Almir.

O último a falar foi o prefeito, que primeiro agradeceu a presença da “Corte”, e lembrou que a presidente da Fundação Cultural “conseguiu navegar no meio artístico e realizar um belo trabalho com tão pouco dinheiro, porque trabalhar com muito dinheiro é fácil, mas com pouco dinheiro é difícil e tenho de cumprimentá-la pelo seu trabalho”.

Piau lembrou que o Carnaval é mais que uma diversão e parabenizou o Rei Momo à ideia de dar a mensagem para combater a dengue. “No ano passado tivemos uma epidemia e perdemos 20 vidas. O problema ainda não está resolvido porque alguns bairros estão com o índice de infestação alto e temos de ter vigilância permanente. Se fôssemos olhar apenas a situação financeira da prefeitura não faria o Carnaval, mas não podemos deixar de oferecer esta festa para a população, porque o Carnaval para o brasileiro é como o futebol, os campeonatos esportivos. Estamos dando alegria, mas mais que isso estamos movimentando o turismo e o negócio. Se não fizermos a festa em Uberaba estaremos expulsando as pessoas da cidade, para buscarem divertimento em outros locais, assim estamos ajudando na economia e no consumo”, disse Piau, lembrando do local onde será realizado o desfile, o que irá atrair muitos foliões e que até pensou em fazer na avenida Leopoldino de Oliveira, porém o local foi abortado, já que não poderia prosseguir a festa no local, com a implantação do sistema de transporte.

“Este será um carnaval alegre e de paz, e, mais que o combate à dengue, peço à Corte que trabalhe pela paz, porque falta autoridade nas famílias, falta autoridade ao poder público. Por isso estamos vivendo em um ambiente de guerra e o Brasil precisa de paz,  o município, que é uma célula da Nação, precisa de paz. Que este seja o Carnaval da Paz”, destacou Piau.

A cerimônia da entrega da chave marca o início oficial do Carnaval. Simbolicamente, até Quarta-feira de Cinzas, o Rei Momo está no comando da cidade. 

O prefeito também destacou que a rua é livre e aberta e por isso terá livre acesso para a família, além de destacar o Carnaval que será realizado em Ponte Alta, nos dias 1º, 2 e 3 de março, cuja programação está sendo feita pela Fundação Cultural de Uberaba.

 


Vale lembrar que além da eleição do Rei Momo, rainha, cabrocha e princesa, também foi eleito o melhor samba-enredo, entre as cinco escolas participantes deste Carnaval. O melhor samba-enredo foi o da Acadêmicos de Santa Maria, que neste ano tem como tema “Sabendo usar não vai faltar”. 

Programação – As escolas de samba continuam a ensaiar para apresentar o melhor carnaval no Ciclo Park, o Parque do Paço. No dia 24 acontece curso de preparação dos jurados. No dia 28 de fevereiro, às 10h, com o desfile do Bloco Maria Boneca.

No dia 1º de março a abertura oficial da folia acontece, às 16h, até às 19h, com show de Dadá Fonseca. Nesta noite, das 19h às 22h, haverá o desfile das escolas de samba, iniciando com a Estação Primeira de Primavera, às 19, seguindo da Preciosa do Leblon, às 20h e Bambas do Fabrício, às 21h.

 

Logo após o desfile das escolas de Samba será realizado grande show das 22h às 1h, começando com a Banda Tagolada, às 22h, e show com Paguá, a partir das 23h30.

No domingo, 2 de março, comemoração especial do Carnaval e dos 194 anos de emancipação de Uberaba, das 16h às 20h acontecem as Marchinhas de Carnaval com a banda Carnaval Brasileiro e desfile dos blocos de Carnaval. Ainda no domingo, de 20h às 1h acontecem grandes shows, sendo que as 20h com DJ e as 23h show do Só Pra Contrariar, com Alexandre Pires.

Na segunda, das 16h às 19h, a programação do carnaval terá show com a banda Bom Batuk e das 19h às 22h desfile das escolas de samba, começando com Unidos do Vai Vai 2000, às 20h e Acadêmicos de Santa Maria, às 21h. Às 22h show com a banda Samba é a Nossa Cara e das 23h30 às 1h, show com o grupo Sem Juízo. 

Na terça-feira de Carnaval, das 16h às 20h, Marchinhas de Carnaval com a banda Carnaval Brasileiro e Blocos de Carnaval. Às 20h será anunciado o resultado da Escola de Samba e do bloco vencedores do carnaval. Às 20h30, show com o grupo Paparico e às 22h até 1h, a folia estará a cargo do grupo Tradição. 

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar