WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/02/2014 - Domingo na Concha tem Especial Pixinguinha

Pixinguinha será o grande homenageado do Domingo na Concha, que irá mostrar os sucessor do pai da música brasileira

O Domingo na Concha desta semana, de forma especial, homenageia um dos maiores compositores brasileiros, Alfredo da Rocha Viana Filho, ou simplesmente e internacionalmente conhecido como Pixinguinha. Na segunda-feira, dia 17, completam 41 anos em que Pixinguinha e a Fundação Cultural presta esta homenagem, que será feita por Fausto Reis.

No dia 17 de fevereiro de 1973, Pixinguinha estava na sacristia da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema (Rio de Janeiro), esperando para ser padrinho do batizado do filho de um amigo. Teve um enfarte fatal ali.

Pixinguinha desenvolveu um estilo próprio, que mesclava seu conhecimento teórico com sua origem musical africana e com as polcas, os maxixes e os tanguinhos. Além de ter sido pioneiro na divulgação da música brasileira no exterior, adaptando para a técnica dos instrumentos europeus a variedade rítmica produzida por frigideiras, tamborins, cuícas e gogôs, Pixinguinha popularizou instrumentos afro-brasileiros, até então conhecidos apenas nos morros e terreiros de umbanda, e abriu novas possibilidades para os músicos populares.

Pixinguinha contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha.

Quando compôs Carinhoso, entre 1916 e 1917, e Lamentos em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Carinhoso só fez sucesso 20 anos depois, na gravação de Orlando Silva, já com letra de João de Barro. Antes, a música de Pixinguinha foi rejeitada por Francisco Alves e Carlos Galhardo.

Outras composições, entre centenas, são Rosa, Vou vivendo, 1 x 0, Naquele tempo e Sofres porque Queres.

Também neste domingo teremos a participação de novos talentos. O Domingo na Concha acontece neste domingo, dia 15, na praça Concha Acústica, das 11h às 14h. Imperdível. A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, convida a todos os uberabenses a participarem desta homenagem ao compositor genial, flautista maestro e arranjador Pixinguinha.

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar