WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/02/2014 - Fundação Cultural irá catalogar Folias de Reis de Uberaba

Catalogação faz parte do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis e pretende preservar a cultural

A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural,  realiza neste ano o 57º Encontro das Companhias de Santos Reis. O encontro acontecerá no bairro rural da Baixa, no dia 27 de abril, das 8h às 18h, reunindo as Folias de Reis do município.

O 57º Encontro faz parte do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis, que está sendo realizado pela Fundação Cultural e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), com objetivo de fazer o registro e catalogação das companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba.

As folias de Reis são consideradas patrimônio imaterial e Uberaba é uma cidade privilegiada, já que tem mais de 150 companhias. Para manter viva esta tradição, contribuir para a preservação da memória e para a valorização e reconhecimento da cultura local é que a Fundação e o Conphau irão catalogar e registrar todos os ternos do município.

Através desta catalogação será identificado o número de companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba. Após o trabalho, a intenção é estimular o intercâmbio entre foliões e mestres das Folias de Santos Reis e proporcionar uma fonte de consulta e reflexão sobre a cultura popular, tomando a música e o som das Folias de Santos Reis como elemento privilegiado.

Também será produzido um CD de áudio mapeando os diferentes gêneros musicais presentes nas folias, como cantos, toques de viola, rezas cantadas, e confeccionados livros sobre o tema. Exposição das fotografias coletadas, de instrumentos e bandeiras das Folias de Reis e elaboração do dossiê de registro das Folias de Santos Reis de Uberaba e de livros como resultado das pesquisas estão previstos.

Inscrições – As inscrições das Folias podem ser realizadas no Conphau, das 8h às 17h, na rua Tristão de Castro, 64. Maiores informações pelo telefone 3331-9216 (Conpahu). A Fundação Cultural e o Conphau lembra a todas as folias que é importante que todas façam as inscrições, para ter sua companhia catalogada.

Vale lembrar que será realizado o lançamento nacional do processo de inventário das Companhias de Santos Reis pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo de Araújo Santos e pela presidente da Fundação, Sumayra Oliveira.

Uberaba também irá sediar um movimento nacional em defesa e salvaguarda desta manifestação de cultura popular. Importante ressaltar, ainda, que as Folias de Reis deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no patrimônio imaterial do Brasil.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar