WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/01/2014 - Projeto Visite um Museu com Música inicia nesta sexta-feira

Fundação Cultural realiza projeto para levar as pessoas aos museus coordenados pela autarquia durante este mês, aliando conhecimento histórico com boa música

Inicia hoje a programação do projeto “Visite um Museu com Música”, que pretende levar as pessoas para visitar os museus de Uberaba. O projeto  acontecerá neste mês sempre às sextas-feiras e domingos. Nesta sexta-feira, dia 10, o projeto será aberto no Museu de Arte Decorativa (Mada), às 16h, com a apresentação musical de Eliezer e convidados.

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, destaca que o “Visite um Museu com Música” pretende incentivar as pessoas, em especial crianças e adolescentes para que visitem os museus, formando novos públicos, além de unir a cultura com o conhecimento aos acervos do município, aliado à boa música.
Dentro do projeto, a música irá aos dois museus coordenados pela Fundação Cultural de Uberaba. A ideia era estender aos outros museus, porém neste período eles estão fechados.

Quem for ao Mada hoje, além de ouvir a boa música de Eliezer e convidados, poderá conhecer o acervo do museu. O Mada está instalado na Casa José Maria dos Reis, na rua Maria de Lourdes Melo Colli s/nº, no bairro Estados Unidos, e contempla vários seguimentos das artes visuais. O museu conta com um acervo de mais de 100 peças dedicado à memória da casa, objetos, e costumes da família,  com o intuito de guardar parte importante do patrimônio cultural de Uberaba. Entre as peças estão móveis, porcelanas inglesa da década de 20, pinturas, uma biblioteca e objetos de decoração, com destaque para a coleção de obras do artista Reis Júnior composta por pinturas, desenhos e afrescos.

Voltado para a cultura da família brasileira o Mada aborda diversos segmentos relacionados ao cotidiano da família, entre eles a arquitetura, mobiliário, artes plásticas e decorativas. A obra de Reis Júnior, ex-proprietário do local onde se encontra o Museu constitui a parte principal do acervo do Mada. A primeira obra a integrar o acervo foi sua grande tela "Retirada da Laguna". No interior do museu a sala de jantar exibe uma réplica da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci e um barrado de estilo "art déco", ambos devidamente restaurados.

Também recentemente o Mada recebeu a doação de 45 fotos de 37 fotógrafos do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e do Chile, vencedores do 8º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que estavam expostas em Uberaba e graças à ação do coordenador do Mada, Paulo Miranda, passou a fazer parte do acervo artístico do museu.

Ainda dentro da programação do projeto, no domingo (12), às 10h, será a vez do Museu de Arte Sacra (MAS) – Igreja Santa Rita, com apresentação musical de Washington Silva. Na próxima sexta-feira (17), no Mada, a apresentação musical será de Virginia Takai, com “Brasil de todos os cantos: Voz, Violão e Carron”.
Já no dia 19, às 10h, no Museu de Arte Sacra, a apresentação estará por conta de Claudia Falcone com “Cantos que Encantam” e no dia 22, no mesmo local, haverá recital após a missa.

No dia 24, o Mada receberá a música de “Talinho, Nosso Som Brazuca”, às 16h e no último domingo do mês (26), às 10h, no MAS, a atração musical será de Tenor Henrique Nonato e finalizando o projeto, no Mada, dia 31, acontece a apresentação de Eduardo in Concert,Teclado Piano e Voz.

Não percam a apresentação deste mês da Fundação Cultural e conheça mais um pouco da história de Uberaba com música de boa qualidade.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar