WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/01/2014 - Uberaba pode sediar movimento nacional em defesa das Folias de Reis

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, declarou nesta segunda-feira (6), data em que também se comemora o Dia de Santos Reis, que Uberaba pode sediar o movimento nacional das Folias de Reis.

 “O presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Angelo Oswaldo, entrou em contato com nós para noticiar que o professor carioca Affonso Furtado Silva, um dos maiores pesquisadores e defensores das Folias de Reis no Brasil, destacou que Uberaba tem o privilégio de acolher o maior número de Folias de Reis do país, podendo sediar um movimento nacional em defesa e salvaguarda da manifestação de cultura popular”, ressaltou Sumayra. Atualmente, a cidade conta com mais de 100 companhias.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural, uma equipe técnica do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (CONPHAU) irá inventariar todas as companhias de Folias da cidade para encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde todas devem estar inscritas. “Nada mais natural do que Uberaba receber esse festival como identidade do município e poder sediar o movimento. Nós já estamos organizando um festival na cidade para o mês de fevereiro, antes do carnaval, mas que ainda não tem data e nem local definidos”, enfatizou.

A expectativa é que a partir de 2015, todas as companhias já estejam inscritas no IPHAN para dar início ao Festival Nacional.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar