Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

24/12/2013 - Programa Minas Música lança novo edital

Novo edital estimula a criação de rotas pelo interior de Minas Gerais para circulação de músicos, corais, congadas ou bandas civis; inscrições estão abertas e prosseguem até o início de fevereiro e propostas devem prever viagens até julho e envolvem oportunidades no Carnaval e festivais de inverno

O Programa Música Minas lançou na última sexta-feira (20), um edital inédito que busca intensificar a circulação pelo interior de Minas Gerais de músicos, grupos e formações maiores, que normalmente encontram dificuldades para fazer turnês – casos dos corais, bandas civis e manifestações das culturas populares como as guardas de congado. Fruto de duas consultas públicas que reuniram sugestões do setor, o novo Edital de Descentralização Estadual funde o antigo Edital de Circulação Estadual ao que seria o Edital Rodoviário, submetido à avaliação de agentes culturais do estado em agosto passado.

O resultado final absorve sugestões de artistas, produtores, técnicos e profissionais da capital mineira e cidades do interior do Estado, que acompanharam a reunião presencialmente e pela internet ou deixaram contribuições ao longo da semana seguinte ao encontro, numa plataforma online.

O primeiro grande ganho em relação à realidade anterior está na potencialização dos recursos: o Edital de Descentralização Estadual nasce com um orçamento três vezes e meia maior que o de Circulação Estadual. Ao todo, serão disponibilizados nessa fase beta R$ 140 mil para custear o deslocamento rodoviário de artistas pelo Estado.

O mecanismo de participação é simples: o próprio artista define sua rota, na região e no momento do seu interesse. O proponente pode, por exemplo, valer-se de um festival ou festividade que será realizado em determinada cidade para estabelecer parcerias com espaços culturais ou bares de cidades vizinhas ou que estejam no percurso para sua turnê.

Cada proposta selecionada pela curadoria receberá um valor proporcional à distância que será percorrida, além de ajuda de custo que varia de acordo com o número de shows e de integrantes do grupo. Neste momento, as viagens abarcam o período de 17 de fevereiro de 2014 e 14 de julho de 2014.

O recurso financeiro disponível será distribuído em cinco parcelas iguais sendo a primeira para contemplar propostas selecionadas em 17 de fevereiro de 2014, a segunda para selecionadas em 17 de março de 2014, a terceira para selecionadas em 14 de abril de 2014, a quarta para selecionadas em 12 de maio de 2014 e a quinta para selecionadas em 09 de junho de 2014. A disponibilidade será de R$ 28.000,00 para cada parcela.

As inscrições iniciaram no dia 20 de dezembro. Viagens prevista para iniciarem até 16 de março deverão ser inscritas até 4 de fevereiro. Viagens prevista para iniciarem até 13 de abril deverão ser inscritas até 3 de março. Para viagens previstas para iniciarem até 11 de maio deverão ser inscritas até 31 de março. Viagens previstas para iniciarem até 8 de junho deverão ser inscritas até 28 de abril. Viagens previstas para iniciarem até 7 de julho deverão ser inscritas até 26 de maio.

Realizado por meio de parceria entre poder público, através da Secretaria de Estado de Cultura, e sociedade civil, representada pelo Fórum da Música, que reúne entidades do setor no estado, o Música Minas completou cinco anos em 2013 e atualmente está sob gestão do ValeMais – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha.

Desde 2009, o programa beneficiou cerca de 1.400 artistas com passagens aéreas para shows no Brasil e exterior, assim como para a participação em feiras, congressos, workshops, masterclasses e oficinas, além da produção e distribuição de material promocional (coletâneas e catálogos) voltado para a difusão da música mineira.

As consultas públicas que deram origem ao novo edital fazem parte de um conjunto de ações de transparência que vêm sendo defendidas e adotadas progressivamente pelos atuais gestores do programa.

Neste segundo semestre, o diálogo com músicos, produtores, técnicos e demais agentes da cadeia criativa e produtiva da música envolveu a discussão dos editais de Intercâmbio e de Circulação Estadual em Festivais – com as sugestões que foram consensuadas absorvidas às novas ações do Programa.

O Edital de Descentralização Estadual atende a uma carência crônica, potencializada pela enorme extensão territorial do Estado: a dificuldade dos artistas de circularem por Minas Gerais e, com isso, criarem novas rotas de formação de público e de fortalecimento das economias locais, sobretudo no interior.

De outro lado, amplia, para além das datas episódicas de realização de eventos de maior porte, a capacidade de levar a produção artística da capital ao interior e de músicos do interior se apresentarem na capital – assim como de transitarem por outras cidades das dez macrorregiões do Estado.

O Música Minas é uma ação de política pública firmada entre o Governo de Minas e o Fórum da Música, grupo de entidades organizadas e representativas do setor musical que reúne a Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE), Associação de Músicos, Artistas e Esportistas (Amaes), Fora do Eixo Minas (FEM), Grupo Cultural NUC, Mucury Cultural, Rede Catitu, Sociedade Independente da Música (SIM) e ValeMais, com o apoio da Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Mais informações no  www.musicaminas.com ou www.cultura.mg.gov.br.

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub