WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/12/2013 - Fundação Cultural apresenta Orquestra de Uberaba e Coral Sonhos de Natal neste sábado

Orquestra de Uberaba irá se apresentar com cada um dos músicos recebendo seu cachê, pela primeira vez na sua história

Um dos momentos mais esperados do Natal da Gente é a apresentação da Orquestra de Uberaba, que irá tocar neste sábado (21) no Teatro Municipal Vera Cruz. A Orquestra de Uberaba fará o Concerto Sonhos de Natal e coro de Arahilda Gomes, com 25 músicos e 18 cantores. No programa constam obras de Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Heitor Villa-Lobos e do compositor uberabense Joubert de Carvalho além das tradicionais canções natalinas executadas pelo coro de Arailda Gomes.

A Orquestra de Uberaba foi formada há 60 anos e desde então passou por inúmeras fases, desde os primórdios da implantação do Conservatório Renato Frateschi, então escola particular, até os dias atuais.

Por volta do ano 2000, várias tentativas no intuito de solidificação e manutenção da orquestra ocorreram e sob a batuta do músico uberabense Jeziel Paiva e com participação de vários músicos de Uberaba e região, a orquestra se apresentou inúmeras vezes, todas com grande sucesso de público, o que prova realmente que a cidade está preparada para ter sua tão sonhada Orquestra Sinfônica.

Em 2004 a coordenação e regência da Orquestra de Uberaba passou para o músico uberabense Eliézer Tiago de Oliveira, que realizou várias apresentações em Uberaba e região, como o concerto em comemoração aos 39 anos da ONG TEU, que tinha o músico Carlos Perez como presidente.

Desde então a orquestra vem se mantendo ao longo desses quase dez anos, ora se apresentando em formações menores como trios e quartetos, ora utilizando-se da boa vontade dos músicos que se apresentam sem cachês com o intuito de manter acesa a esperança de que um dia a Orquestra de Uberaba se concretize definitivamente. Vale destacar que muitos músicos eruditos uberabenses migram para outras cidades brasileiras em busca de colocação no mercado de trabalho.

E neste ano, a Orquestra de Uberaba irá se apresentar com cada um dos músicos recebendo seu cachê, pela primeira vez na sua história. Isso mostra que a FCU preocupa com a cultura e dá total apoio aos músicos e à arte.

Não percam neste sábado (21), a partir das 21h, no Teatro Municipal Vera Cruz este belíssimo espetáculo, que, dentre outras músicas poderão ser apreciadas Primavera, de Vivaldi; Serenata Noturna (Mozart); Nona Sinfonia de Beethoven; Bachiana Brasileira 2 e Trenzinho Caipira (Villa Lobos); Maringá e Taí (Joubert de Carvalho); Suíte Sertão; O Primeiro Natal; Natal; Natal Festivo; Exultem, Ó Povos; Glória; Meia Noite, Cristãos; Feliz Natal; Boas Festas; Noite de Paz e Canção da Paz.

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar