WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/12/2013 - Orquestra Ouro Preto apresenta Série The Beatles em Uberaba

O Natal da Gente apresenta nesta sexta-feira a Orquestra de Ouro Preto, no Teatro Vera Cruz, às 20h30

Retornando da turnê nacional que visitou nove capitais brasileiras, a Orquestra Ouro Preto se apresenta em Uberaba, pela segunda vez. Com entrada gratuita, o concerto acontece no dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 20h30, no Cine Teatro Vera Cruz.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, a formação mineira traz à cidade a Série de concertos The Beatles. O concerto é patrocinado pela Petrobras e pela Cimentos Liz, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com apoio da Fundação Cultural de Uberaba.

A Orquestra apresenta a série The Beatles, sucesso de crítica e público, que percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week – tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles –, em Liverpool, onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra a uma banda de rock.

O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos.

 Destaque para Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.
A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada.

 “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.


Além de renovar a paixão pelo repertório do Fab Four, o concerto da Série The Beatles vem seduzindo novas gerações pela descoberta incrível da universalidade melódica da banda inglesa, em uma roupagem clássica.

A série de concertos The Beatles, surgiu a partir do desafio proposto pelo reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Prof. João Luiz Martins, e prontamente aceito pelo diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, Maestro Rodrigo Toffolo. Com arranjos do violinista Mateus Freire, a série percorreu diversas cidades do estado de Minas Gerais, apresentando uma vibrante viagem sonora pela biografia musical dos Beatles, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra e uma banda de rock.

Orquestra Ouro Preto – Ao longo de mais de uma década de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto, criada no ano de 2000, sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos. Patrocinado pela Petrobras, o grupo tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico; a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.


Em seu legado, destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Recentemente, realizou uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa| CPLP. Denominado Turnê lusofonia, o projeto prevê ainda concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.

   
No campo da música experimental, estreou em abril do ano passado o espetáculo Valencianas, com o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. O espetáculo homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Assim, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. O espetáculo foi gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no final de 2012. O registro será lançado em DVD em março de 2014, com distribuição nacional pela Deck.


O vasto leque de atuação da Orquestra Ouro Preto chamou atenção de um dos mais ilustres artistas da sétima arte brasileira. O cineasta Nelson Pereira dos Santos irá dirigir o longa-documental Concerto para Ouro Preto, filme que tem como foco trajetória da Orquestra e as inspiradoras paisagens ouro-pretanas. O filme conta ainda com repertório inédito de Villa-Lobos, nunca antes registrado. A expectativa é que o longa comece a ser rodado ainda este ano.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar