WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/12/2013 - Natal da Gente busca valorizar a população e o espírito natalino


Programação de Natal irá reunir muitos concertos, shows, corais, com muitas luzes para animar o dezembro em Uberaba e movimentar o comércio local

A magia do Natal vai tomar conta de Uberaba. A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, prepara uma programação especial intensa, que inicia no dia 10 e prossegue até o dia 31 de dezembro para celebrar o Natal e o Réveillon. A partir do dia 10 de dezembro, Uberaba se enche de luzes para alegrar o uberabense e atrair turistas da região para ver de perto os espetáculos natalinos.

A temática deste ano vai ressaltar a população, bem maior do município, como tem ressaltado o prefeito Paulo Piau. Assim, a Administração realizará o “Natal da Gente”, mostrando as pessoas e um Natal voltado para as pessoas, a família e os artistas locais.

Os festejos natalinos em Uberaba serão abertos oficialmente no dia 10, com Encontro de Corais, com o Coral Cidade de Uberaba; Coral Wesleyano; Soul Coral; Coral Frateschi; Coral Frateschi Infantil e Coral das Escolas Públicas, na praça Rui Barbosa, às 20h. O evento contará com a chegada do Papai Noel e acendimento das luzes em diversos pontos da cidade. No piscinão, onde acontecerá o reveillon, uma árvore de natal iluminada será montada e acessa durante a abertura dos festejos. No mesmo dia, às 21h, acontece a inauguração do Natal no Parque Fernando Costa, com Banda B4.

A iluminação será realizada gradativamente e além da praça Rui Barbosa, onde será feita a abertura da programação, haverá iluminação especial em outros pontos da cidade, como a praça Nossa Senhora d’Abadia, praça Henrique Krugger - dos Correios, praça Dom Eduardo, Mercado Municipal, Dr. Jorge Frange, dentre outras, conforme informações do secretário do Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.

“Nos não temos dinheiro, mas temos criatividade e a participação dos artistas para mostrar o valor de toda nossa gente. Este será um Natal mais humano, fraternal, feito com cabeça e coração em busca da felicidade. Temos grande expectativa e vamos colocar luzes no Natal para que as pessoas prestigiem o comércio de Uberaba. É uma parceria grande entre a CDL, Aciu, ABCZ, enfim, as entidades classistas e a população para deixar Uberaba bonita, agradável e resgatando o Natal de oração e, claro, com presentes”, informa Paulo Piau.

A presidente da Fundação Cultural mostrou as apresentações artísticas, que serão realizadas em vários pontos da cidade. Além da praça Rui Barbosa e Parque Fernando Costa, a praça Magalhães Pinto – Praça do Quartel, Concha Acústica, Calçadão, Igreja Santa Rita, Museu de Arte Decorativa (Mada), Circo do Povo, praça Jorge Frange, Cine Teatro Municipal Vera Cruz, Mercado Municipal – praça Manoel Terra e Piscinão serão palco do Especial de Natal da Prefeitura de Uberaba.

Como forma de democratizar o acesso à cultura também acontecem apresentações de corais nas avenidas Prudente de Morais, Elias Cruvinel, rua Artur Machado.

Durante todas as noites estão previstas apresentações artísticas de orquestras com concertos, shows, da “Cantata de Natal – Espetáculo Poético e Musical”, que irá reunir 220 alunos dos grupos de Canto Coral, de Flauta, de cordas, de Percussão, da Banda Jovem e dos Grupos Cênicos da rede municipal de ensino.

Um dos pontos altos serão as apresentações do concerto com Orquestra do 4º BPMMG e Papai Noel com distribuição de brinquedos, no dia 11, na praça do Quartel, às 20h, da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, dia 20, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, e o lançamento do Módulo 1 da Orquestra Sinfônica de Uberaba e Concerto Sonhos de Natal, dia 21, também no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.

Já em ritmo de fim de ano, acontecem Marchinhas no Mercado Municipal com Fausto Reis e Maramba, nos dias 28 e 29 de dezembro, das 16h às 20h.

Já no dia 31 de dezembro, a Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural programaram Réveillon, com show pirotécnico, no Parque das Acácias – Piscinão. É o Réveillon com queimas de fogos. Nas atrações, DJ Salge (18h), Igor Ferraz (20h), DJ Girla (21h30), e Dadá Fonseca (23h30). Às 24h – Queima de 15 minutos de fogos de artifício.  Evento acontece das 18h às 1h da manhã.

“A programação está sendo planejada desde o início do ano com foco em dois projetos estruturante na área de cultura. Sendo, o Coral da Cidade e a Orquestra Sinfônica de Uberaba, que terão continuidade após as comemorações. Realizamos um grande encontro Regional de Corais em parceira com a Universidade de São Paulo (USP) e dezenas de reuniões com os maestros e músicos locais para efetivas uma demanda de mais de 50 anos que a organização da Orquestra Sinfônica de Uberaba. Uma vitória efetiva e continuada para a Cultura”, afirma a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

Vale lembrar que serão investidos neste fim de ano, entre estruturas, artistas, luzes, show pirotécnico, cerca de R$ 300 mil. Campanha também está sendo ultimada pela agência Fórmula P, destacando justamente o Natal da Gente, com mensagens que serão veiculadas na televisão, emissoras de rádio e jornais.

Confira a programação completa.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL E REVEILLON

 

Dia 10 – Abertura Oficial da programação de Natal, com Encontro de Corais da cidade de Uberaba e entrega da Chave da Cidade para o Papai Noel. Participantes: Coral Cidade de Uberaba; Coral Wesleyano; Soul Coral; Coral Frateschi; Coral Frateschi Infantil e Coral das Escolas Públicas

Local: Praça Rui Barbosa, 20h

Dia 10 – Inauguração do Natal no Parque Fernando Costa, com Banda B4

Local: Parque Fernando Costa – ABCZ, às 21h

Dia 11 – Concerto com Orquestra do 4º BPMMG e Chegada do Papai Noel

Local: Praça Magalhães Pinto – Praça do Quartel, às 20h

Dia 12 – Cantata de Natal, espetáculo poético, musical e cênico com a participação de 220 alunos dos Grupos de Talento de Canto Coral, de Flauta, de cordas, de Percussão, da Banda Jovem e dos Grupos Cênicos da rede municipal de ensino mais a Orquestra de Viola da Fundação Cultural

Local: Concha Acústica, 19h30

Dia 13 – Concerto de Natal com a Orquestra do 4º BPMMG, Colégio Tiradentes e Colégio José Ferreira

Local: Concha Acústica, às 19h30

Dia 14 – Calçadão Cultural – Natal do cerrado: Viola Caipira, Acordeom, Conjunto de Cordas e Dança e Nando Ferreira (MPB)

Local: Calçadão, às 11h

Dia 14 – Orquestra de Viola da Fundação Cultural e Regina Basílio e Filhos

Local: Parque Fernando Costa – ABCZ, às 19h

Dia 15 – Domingo na Concha especial de Natal, com Pedro Amuí e convidados: Uma homenagem ao Luiz Ávila e Banda

Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 15 – Trio Jazz Mineiro e André Fernandes

Local: Parque Fernando Costa – ABCZ, às 19h

Dia 16 – Flauta, Violoncelo e Violão com repertório especial de Natal, com Cacá Perez e Ezequial Piaz

Local: Coreto da Praça Rui Barbosa, às 19h

Dia 17 – Fausto Reis e Convidados - Seresta Natalina

Local: Concha Acústica, às 19h30

Dia 18 – Corais cantam na Prudente de Morais

Local: Avenida Prudente de Morais, às 18h30

Dia 18 – Corais das Escolas Municipais e Presépio Tradicional

Local: Escadaria da Igreja Santa Rita, às 19h

Dia 19 – Corais cantam na Elias Cruvinel

Local: Avenida Elias Cruvinel, às 19h
Dia 19 – Saxofone e Violão – Músicas alusivas ao Natal, com Reginaldo Costa e convidado em especial de Natal

Local: Museu de Arte Decorativa (Mada), às 20h
Dia 19 – Orquestra de Viola da Fundação Cultural de Uberaba

Local: Praça Jorge Frange, às 20h

Dia 20 – Corais cantam na Rua Artur Machado

Local: Rua Artur Machado, 19h

Dia 20 – Orquestra Sinfônica de Ouro Preto

Local: Cine Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h30

Dia 21 – Calçadão Cultural especial de Natal, com Kabide do Samba (Samba raiz) e Webber e Wesley (Sertanejo raiz e universitário)

Local: Calçadão da rua Artur Machado, das 11h às 14h

Dia 21 – Música na Feirarte: Natal para Jesus – Músicos Gospel

Local: Praça Jorge Frange, às 18h

Dia 21 – Shows Natal Sertanejo

Local: Circo do Povo, às 20h

Dia 21 – Lançamento do Módulo 1 da Orquestra Municipal de Uberaba e Concerto Sonhos de Natal e coro de Arahilda Gomes

Local: Cine Teatro Municipal Vera Cruz, às 21h

Dia 22 – Domingo na Concha – Concerto Sonhos de Natal com coro da Arahilda Gomes e Orquestra Sinfônica de Uberaba. Confraternização dos Músicos de Uberaba em cultura de solidariedade

Local: Praça da Concha Acústica, das 11 às 14h

Dia 22 – Show de Virginia Takai e Banda

Local: Parque Fernando Costa – ABCZ, às 19h

Dias 28 e 29 – Marchinhas no Mercado Municipal com Fausto Reis e Maramba

Local: Mercado Municipal – Praça Manoel Terra, das 16h às 20h

Dia 31 – Réveillon com queimas de fogos. Atrações: DJ Salge (18h), Igor Ferraz (20h), DJ Girla (21h30), e Dadá Fonseca (23h30). Às 24h – Queima de 15 minutos de fogos de artifício

Local: Parque das Acácias – Piscinão, das 18h às 1h da manhã

 

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar