WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/12/2013 - Hip Hop marca o ritmo da cidade nesta semana

O “Hip Hop” encontra-se com “a cidade”, com exposição, shows, batalhas e vivências que expõem o potencial transformador da cultura de rua
 
Começa hoje (2) o “Cidade Hip Hop”, com cerimônia de abertura no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 18h em uma realização da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural. Durante a abertura acontece a exposição “O Graffiti no Ritmo da Música Mineira”, às 18h40, que traz telas de dez artistas mineiros reinterpretando capas de discos significativos da música mineira. A exposição já ocupou vários espaços e ficará em visitação de 3 a 20, das 8h às 18h, no TEU. A entrada é gratuita.

Logo após a abertura do evento, show Freestyle, com Toi do Rap. Toi é rapper, rimador e ativista do hip hop em Uberaba e apresentará suas rimas improvisadas ao público, nesta segunda-feira, a partir de 19h30, no TEU.

Como parte do projeto Cidade Hip Hop, de 3 a 6 acontece a Residência Artística, com grafiteiros de Uberaba e Belo Horizonte fazendo arte urbana e grafitagem coletiva na Concha Acústica, dando cara nova ao espaço. A grafitagem acontece de terça (3) a sexta (6), das 14h às 18h30.

Fazendo parte do projeto, também acontece a tradicional “Batalha do Calçadão” em noite especial, com parceria junto ao Cidade Hip Hop, selecionando MCs para uma grande final, que será realizada no sábado (7), na Concha Acústica. O vencedor levará premiação especial em dinheiro.

No sábado (7) haverá exibição do documentário “Das Quebradas ‘de mão em mão’”, no TEU, às 13h30.

Em um dos momentos mais esperados do Cidade Hip Hop, a Concha Acústica recebe o Show Time, com Lindomar 3L, Lukinha DDG, Toi e DJ Nenê, Das Quebradas, Thiago SKP, além da final da Batalha do Calçadão especial Cidade Hip Hop.

Projeto – O Cidade Hip Hop, a partir de suas linguagens, propõe aos espaços urbanos uma nova forma de ocupação, buscando aliar o compromisso com a arte e a estética a uma forte preocupação social. O Hip Hop nasceu sob a perspectiva do diálogo da cultura Hip Hop e seus elementos com o espaço urbano, explorando a relação das artes de rua e os diversos personagens. O Hip Hop surge a partir da aglutinação de manifestações artísticas, como o grafitti, o break, o DJ e o MC.

Como em outras cidades, a dinâmica urbana de Uberaba entrelaçada com a Cultura Hip Hop vem configurando-se como um espaço ímpar de ocupações e manifestações culturais e políticas. Assim, os eventos que trazem a presença dos elementos do Hip Hop vem posicionando a cidade muito além do seu espaço geográfico-administrativo. A cidade é percebida como espaço de trocas e de construções de redes. É esse dinamismo e dualismo que forma, dia após dia, uma cena forte do movimento Hip Hop em Uberaba. Exemplo foi a Intervenção de Arte Urbana em Uberaba, que grafitaram dois pontos do município, o viaduto Santa Beatriz e o paredão da avenida Gabriel Junqueira, em setembro.

O Cidade Hip Hop propõe unir a reflexão à celebração, representada pelos shows, duelos e batalhas. Enfim, une-se o entretenimento, a reflexão, as possibilidades de encontros e a formação de redes em uma proposta para enriquecer o contexto artístico-socio-cultural de Uberaba.

Enfim entre os dias 2 e 7, o “Hip Hop” encontra-se com “a cidade”, com exposição, shows, batalhas e vivências que expõem o potencial transformador da cultura de rua.

 

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar