WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/10/2013 - Fundação Cultural recebe doação do acervo artístico

As 45 fotos vencedoras estavam expostas em Uberaba e graças à ação do coordenador do Mada, Paulo Miranda, passa a fazer parte do acervo artístico do Museu; faz pelo menos dez anos que museu não recebe doações

A Fundação Cultural, através do Mada, acaba de receber uma doação importante que irá enriquecer seu acervo artístico. É que o Museu de Arte Decorativa (Mada) estava com a exposição itinerante das peças do 8º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, desde o dia 11 de setembro até o dia 19 de outubro.

Entretanto, o coordenador do Mada, Paulo Miranda solicitou à comissão organizadora a doação de algumas obras e comemora ao ficar sabendo que todo o acervo foi doado para o Mada.

“São 45 imagens de 37 fotógrafos do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e do Chile, dentre eles dos vencedores desta edição, Henry Milleo, que ficou em primeiro lugar categoria Profissionais; Joel Andres Estay Jará, segundo lugar na mesma categoria; Divaldo Moreira, que recebeu a Menção Honrosa; de Carlos Alexandre Alliperti, na categoria Aficcionados; Sérgio Sanderson, que recebeu o prêmio Especial Máquinas New Holland, categoria Profissionais e Felipe Marcon, que ficou com o prêmio Especial Máquinas New Holland, na categoria Aficcionados. É importante porque pedimos a doação de alguma obra e recebemos o conjunto inteiro. São obras muito bonitas e que fizeram muito sucesso entre os visitantes e agora passa a compor nosso acervo”, revela Paulo.

Miranda lembra que as fotografias se destacam pela valorização da atividade agropecuária e pela capacidade de representá-la por imagem e senso estético, como a própria comissão julgadora da exposição afirmou. Foram considerados o enquadramento, a beleza estética, a contextualização, a originalidade e a capacidade de revelar e sintetizar a vida no campo nos países participantes e que agora faz parte do acervo permanente do Mada.

A comissão julgadora foi composta por fotojornalistas, jornalistas e representantes do setor agrícola. O 8º Prêmio New Holland de Fotojornalismo recebeu 2.519 imagens de 554 fotógrafos no ano passado e tinha como objetivo valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos que mostram o cotidiano rural e levar essas imagens para os países participantes. Realizado no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, o prêmio produzido pela Mano a Mano Produções Artísticas é uma iniciativa da New Holland com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil, e do Banco CNH Capital. Em oito anos de concurso, foram promovidas 136 exposições que passaram por 91 cidades, com um público estimado de 95 mil pessoas.

A exposição itinerante desta edição, que acaba de ser doada ao Mada, já esteve em Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai).

“Com a doação, decidimos estender a exposição até o dia 9 de novembro, para que as pessoas que ainda não viram a mostra possam visitá-la. Como agora ela compõe nosso acervo, poderemos levar a exposição para outros espaços em Uberaba. Faz mais de dez anos que o município não recebia a doação de um acervo tão importante. A última doação aconteceu no governo Marcos Montes, portanto há mais de dez anos”, explica Paulo Miranda.

A presidente da Fundação Cultural também comemora a doação. “Estas obras passam a somar com outras importantes de nosso acervo, como as de José Maria Reis, Ovídeo, Hélio Siqueira, Paulo Miranda. Agora as obras irão enriquecer anda mais nosso acervo permanente”, comemora Sumayra Oliveira.

Para quem quiser ver a exposição, tem até o dia 9 de novembro para ir ao Mada, na rua Maria de Lourdes Melo Colli, 30 – Residencial Dr. Abel Reis. As obras estarão expostas de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábado, das 8h às 12h.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar