WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/09/2013 - Workshop marca Encontro de Corais de Uberaba e Região

Evento acontece de 27 a 29 de setembro e tem apresentação de corais e workshop com regente da USP, Roberto Rodrigues

A Fundação Cultural de Uberaba realiza o Encontro de Corais Uberaba e Região, dos dias 27 a 29 deste mês. Em sua décima edição, o Encontro de Corais reúne atividades pedagógicas e artísticas com objetivos de motivar a troca de experiências entre regentes e coristas por meio de apresentações e workshop.

Nesta sexta-feira (27) estão programadas apresentações, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, a partir das 19h30, do Coral Infantil Frateschi (Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi); do Soul Coral (Igreja Adventista); do Coral Cenesista Dr. José Ferreira e do Coral da Universidade Federal de Uberlândia.

Nos dias 28 e 29 acontece o workshop com o regente da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Rodrigues, no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, das 9h às 17h30. O workshop vai abordar técnicas e exercícios vocais para aprimoramento do canto coral e prática de regência.

As inscrições para o workshop devem ser feitas com Marly Gonçalves da Costa, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU).

Workshop – O ministrante é o regente Roberto Rodrigues, bacharel em regência pela Universidade de São Paulo, organista e arranjador com formação autodidata. O regente teve como professores Aylton Escobar (regência), Gilberto Mendes, Mário Ficcarelli e Willy Corrêa de Oliveira (criação musical), Marcelo Jaffé (viola), Heloísa Zani e Paula Christina Monteiro (piano) e Lorenzo Mammi, entre outros. Como bolsista do Programa BID/USP fez um curso de “Aperfeiçoamento em Regência Orquestral” na Itália. Fez Master Classes com Eric Whitacre (EUA), Carlyle Weiss (EUA), Néstor Zadoff (Argentina), Pablo Trindade (Uruguai) e Helmuth Rilling (Alemanha), entre outros.

Foi regente no Coralusp entre 1989 e 2009, onde dirigiu vários grupos. No Coralusp também foi regente adjunto na montagem de várias obras corais sinfônicas: Os Carnavais/Francis Hime, Magnificat - Aleluia e Mandú-Çarará de Villa-Lobos, Sinfonia dos Salmos de I. Stravinsky, Le Roi David de Arthur Honegger, Missa da Coroação e Missa em dó menor de W. A. Mozart, Messias de G. F. Handel, Carmina Burana de Carl Orff, Missa Diligite de Camargo Guarnieri, IX Sinfonia de Beethoven, entre outras. No Coralusp também atuou como professor de Percepção, Harmonia, Arranjo, Regência, Técnicas de Ensaio para Monitores, História da Música e Apreciação Musical. Como diretor musical, já auxiliou na montagem das óperas La Traviata, de Verdi, e O Castelo do Barba Azul, de Bela Bartók. No teatro idealizou arranjos e dirigiu a parte musical de O inspetor geral de Gogol e Pinóquio de Collodi, junto ao Grupo de Teatro da Porto Seguro Seguros, com a direção de Leslie Marko, e também O Cipriano de Cíntia Alves. Fez a linguagem coral do grupo de troianas na tragédia Hécuba, de Eurípedes, com direção de Esther Góes. Idealizou e dirigiu três espetáculos corais cênicos junto ao Coralusp - grupo Indaka, com a direção cênica de Reynaldo Puebla.

É sócio fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRC) e da Associação Paulista de Regentes Corais (Aparc).

Como arranjador, sua produção excede 100 obras, sendo muitas já gravadas em CDs. Foi regente convidado junto ao Coral Jovem do Estado de São Paulo e a Comunidade Coral Luther King. É regente do Coral Itaú Unibanco. Em 2004 fundou o Audi Coelum, grupo dedicado à música sacra e música antiga, com o qual já apresentou importantes obras como Messe de Notre Dame de Machaut, Missa Papae Marcelli de Palestrina, Antiennes "O" de l'Avent e Messe de Minuit pour Noël de Marc-Antoine Charpentier, o oratório Jephte de Carissimi, a Paixão segundo São Marcos de R. Keiser, as Lamentações do Profeta Jeremias de Orlando di Lasso, a Messe de Requiem de André Campra, o Vespro della Beata Vergine de Monteverdi, a Fontana d’Israel de J. H. Schein, entre outras. Atualmente desenvolve atividades no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

 

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar