WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/10/2009 - Solenidade de comemoração ao Centenário da E. E. Brasil marca história de Uberaba

Completando cem anos em plena atividade, a E. E. Brasil comemorou pela manhã seu primeiro centenário em uma solenidade emocionante. Várias autoridades estiveram presentes e fizeram questão de mencionar a excelência de ensino oferecido pela escola há tantos anos. O evento começou por volta de 9h e contou com a presença da Banda do 4° Batalhão da Polícia Militar, coral dos alunos, apresentação do hino alusivo ao centenário e descerramento da placa de comemoração.

Estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Mesquita, representando o prefeito Anderson Adauto, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signoreli, o Secretário da Educação Marcos Bordon, o deputado federal Marcos Montes, os vereadores Godoy e José Severino, o presidente do Codau José Luiz Alves, o Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Sidney Miguel de Almeida Araújo, a Superintendente Regional de Ensino de Uberaba, Vânia Célia Ferreira, a diretora da escola Marilda Alves Timóteo de Carvalho, professoras e alunos.

Durante a solenidade houve também o encerramento da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que consistiu na realização simultânea, durante o mês de setembro, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009, a jornada buscava incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação. Um dos pontos importantes da comemoração foi o anúncio do pedido de tombamento do prédio da Escola Estadual Brasil como patrimônio do Estado de Minas Gerais, garantindo maior segurança para sua conservação, valorizando a história cultural de Uberaba.

“A Fundação Cultural de Uberaba trabalha para preservar a memória, a história e a tradição de Uberaba, modernizando o presente e impedindo que o surgimento do novo leve à demolição do antigo, que tanto nos explica e ensina” ressaltou Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, presidente da Fundação Cultural de Uberaba. Diante da importância arquitetônica e histórica da Escola Estadual Brasil e do significado do Presidente João Pinheiro da Silva para a memória cultural de Minas Gerais, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – CONPHAU, juntamente com o Prefeito Municipal, solicitarão ao IEPHA os estudos necessários para o tombamento do bem.

A PMU encaminhará ao IEPHA, na próxima semana, um dossiê do prédio da Escola Estadual Brasil, elaborado pela equipe técnica do CONPHAU e disponibilizará essa equipe técnica, com os recursos necessários, para eventuais atendimentos na execução do referido ato de tombamento.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar