WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/09/2013 - Jornada destaca tradição e patrimônio cultural

Evento aconteceu simultaneamente em todo o Estado e pretende valorizar os mestres da cultura

Foi realizado ontem a IV Jornada Mineira do Patrimônio Histórico Cultural em Uberaba. O evento aconteceu no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) e contou com centenas de pessoas de Uberaba e região, debatendo o seminário Griôs, os mestres da nossa cultura.

O projeto acontece em várias cidades de Minas Gerais e neste ano celebra a cultura popular, com homenagem aos griôs, que são os contadores de história. Os griôs surgiram no nordeste africano e são responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, sendo considerados guardiões da memória e da história do desenvolvimento oral de um povo.

Em seu discurso de abertura da Jornada, a primeira dama Heloísa Piau, que representou o prefeito Paulo Piau, destacou que um povo sem sua herança cultural é um povo fadado ao esquecimento. “Minas Gerais é um dos mais importantes berços do patrimônio nacional. Uberaba se faz presente em sua tradição, sua arte, seus causos, suas vivências. Somos ricos em patrimônio material e imaterial. Acreditamos que é dever do poder público ser um guardião da nossa memória, talvez o mais importante dos griôs”, afirmou Heloísa, destacando, ainda, que é importante para o município a realização de eventos como a Jornada, por ter como objetivo “preservar o que temos de mais sagrado, a nossa história”.

Neste sentido, Heloísa Piau reforçou que a palavra mais importante respeito. “Respeito aos ancestrais, respeito a vida, respeito a nossas tradições. E a Prefeitura de Uberaba hoje respeita e se depender do prefeito Paulo Piau e de toda sua equipe, vamos avançar ainda mais como guardiões da nossa memória e da nossa cultura, pois só assim estaremos gabaritados para sermos os guardiões do bem da nossa gente”, disse.

Duas palestras marcaram a Jornada. “Os griôs africanos e os griôs na história de Uberaba”, ministrada pelo mestre da cultura popular Antônio Carlos Marques, que destacou a importância das manifestações culturais, como a folia de reis, dos contadores de história, da cultura popular e do saber do povo.

Outra palestra foi “Patrimônio imaterial – registro e salvaguarda”, com o gerente de patrimônio histórico do Iepha/MG, Luis Gustavo Molinari Mundim, que falou da importância da valorização do patrimônio imaterial, que é a sabedoria do povo.

A Jornada foi encerrada com a apresentação da Banda de Música do Quarto Batalhão da Polícia Militar, que é um dos grandes patrimônios culturais de Uberaba.
 

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar