WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/09/2013 - Atividades movimentam o Circo do Povo

Fundação Cultural estabeleceu parceria com SESC e artistas para oferecer atividades variadas no Circo do Povo

Várias atividades movimentam o Circo do Povo, a partir deste mês. Neste sábado (14) das 14h às 17h a Fundação Cultural fará inscrições para diversas oficinas, dentre elas a Oficina de Audiovisual, direcionada a pessoas com interesse no campo audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área. O projeto atende especialmente a população do Jardim Copacabana e do seu entorno e tem como objetivo desvendar novos olhares, universos e concepções de imagem e som, aproximar o público do cinema, como forma de expressão popular. As inscrições serão realizadas no Circo do Povo.

O participante será excitado a aproveitar-se das noções cinematográficas trabalhadas durante a oficina para a construção de um pré-roteiro, e estimulado a desenvolver a ideia criada a partir das experiências vivenciadas no curso, adquirindo conhecimentos que o possibilitam a transformar sua percepção em imagens.

Sementinha do Amor – Outro projeto que será realizada no Circo do Povo, será o “Picadeiro da Cidadania”, que será realizado pela Associação Sementinha do Amor, sob a coordenação geral de Luciana Lima. O projeto irá oferecer oficinas de iniciação ao circo para que crianças e jovens possam vivenciar algumas técnicas circenses (malabares e técnicas de solo). Todo material utilizado nas oficinas será confeccionado pelos próprios alunos reforçando a importância da reutilização e reciclagem de materiais.

Um dos objetivos do projeto é fortalecer a identidade cultural dos participantes, através do resgate dos valores do circo, da apreciação do lúdico e da entrega à magia de reinventar a realidade através da representação artística, além de reduzir a vulnerabilidade social, dentre outros.

O objetivo do projeto Picadeiro da Cidadania é a democratização da arte em Uberaba através de parceria com a Fundação Cultural, utilizando o Circo do Povo como instrumento que permita construir uma nova vivência das relações sociais dos participantes, aproximando culturas e pessoas.

Vale lembrar que o músico Ezequiel Dias também irá fazer uma oficina de percussão no Circo do Povo.

Música – O Circo do Povo também irá receber os artistas que cantam na Concha Acústica, no Domingo na Concha. Todos os artistas que fazem show na Concha aos domingos irão fazer uma apresentação no Circo do Povo para a população do bairro Copacabana e da região. Esta é mais uma ação da Fundação Cultural para levar música para toda a população de Uberaba.

Sesc – Completando as atividades no Circo do Povo, o Serviço Social do Comércio, em parceria com a Fundação Cultural realiza várias ações, começando com o Cine Sesc, que será realizado toda terça-feira. A primeira apresentação será no dia 24 de setembro, às 19h, quando o Sesc apresentará para o público o melhor do cinema independente. São 143 obras do acervo, que serão apresentadas semanalmente para toda a família. O Sesc levará a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada. São dez programas com filmes de longa e curta metragem voltados para crianças e adolescentes e divididos por classificação etária.

Os filmes da Mostra Nueva Mirada propõem um novo olhar sobre a vida. Estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e abarcam a realidade da infância e juventude de diversos países. O objetivo da Nueva Mirada é contribuir para o desenvolvimento cultural e educativo de crianças, adolescentes e jovens, mediante a capacitação audiovisual em matéria de novas tecnologias de informação e comunicação, de formação de valores, promoção de direitos, conhecimento e compreensão da diversidade cultural. Proposta seguida pelo Sesc e pela Fundação Cultural.

Como está a sua saúde? Que tal fazer exames clínicos e nutricionais de forma gratuita para se prevenir contra doenças? O Sesc Uberaba irá oferecer para a população do Copacabana e dos bairros do entorno, no Circo do Povo, por meio do programa Passaporte Para a Saúde, atendimento com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e prevenção de saúde. Também será realizada gincana para promover a saúde, além de aulas de ginástica.

Outra ação que será realizada em parceria entre a Fundação e o Sesc será a Biblioteca Itinerante, que ficará no Circo do Povo.

Vale lembrar que o Circo do Povo será reaberto no dia 20 de julho, e está instalado na rua Isoleta Maria Adão, esquina com a rua Itamaracá, no Jardim Copacabana. A Fundação Cultural investiu R$ 22 mil na reforma de toda a estrutura para entregar o Circo remodelado para a comunidade. Além destas atividades programadas, ainda é aguardada a licitação que está sendo realizada pela Prefeitura de Uberaba para as ações que serão realizadas pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra).

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar