WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/09/2013 - Fundação Cultural comemora Dia Nacional da Seresta na Concha

Evento contará com os grupos Chorocultura e Alegria de Viver, do Conservatório de Música Renato Frateschi, que irão apresentar repertório clássico das serestas

O Dia Nacional da Seresta, 10 de setembro, será marcado em Uberaba com programação musical na Concha Acústica, a partir das 19h, numa realização da Fundação Cultural de Uberaba. Dentre as apresentações estarão os grupos Chorocultura e Alegria de Viver, do Conservatório de Música Renato Frateschi, que irão apresentar repertório clássico e levar ao uberabense o romantismo e a poesia das serestas.

O objetivo da Fundação Cultural é manter viva a tradição seresteira, que é considerada como grande manifestação da cultura brasileira. O carisma pelos cantos e encantos da noite, desde a época do rei Davi, perpetuou-se no tempo. Rompeu a barreira da linha do tempo, espalhou-se pela velha Europa Medieval, através dos antigos menestréis medievais. A mania de cantar na noite espalhou-se pelo mundo ocidental na sequencia do fim da Idade Média.

Chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses a partir do século XVI. Foi assim que o hábito de cultuar a noite e fazer serenata chegou ao Brasil, séculos depois do fim da Idade Média, supostamente inspirado na tradição histórica dos Cantos ou Beracás do Rei Davi.

As serestas e serenatas se incorporam muito bem ao jeito do brasileiro e aos costumes do lugar onde se realizam e têm a especial qualidade de atrair, unir e re-unir pessoas. Minas Gerais foi o berço dos primeiros seresteiros que por aqui chegaram. Em seguida, no Rio de Janeiro, no fim do século XIX, os trovadores desfilavam pelas madrugadas da cidade maravilhosa e onde surgiram os mais renomados seresteiros do país.

 

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar