WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/07/2013 - Abertas inscrições para o 54º Encontro de Folias de Reis de Uberaba e Região

54º Encontro de Folias de Reis é uma organização da Fundação Cultural de Uberaba e da Federação das Companhias de Reis do Estado e acontece no dia 28 de julho

A Fundação Cultural de Uberaba está com inscrições abertas para o 54º Encontro de Folias de Reis de Uberaba e Região. Os grupos de folia de Reis interessados em participar do Encontro devem procurar o Departamento de Ações Artísticas e Culturais da Fundação e se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira, dia 26 de julho, das 8h às 17h, de segunda a sexta. As inscrições também podem ser realizadas no dia do evento.

O 54º Encontro de Folias de Reis de Uberaba e Região irá acontecer no salão de festas da Paróquia da Ressurreição, no bairro Santa Marta, no dia 28 de julho, das 8h às 17h. Em sua 54ª edição, o Encontro de Folia de Reis é uma organização da Fundação Cultural de Uberaba e da Federação das Companhias de Folias de Reis do Estado de Minas Gerais.

O objetivo do evento é concentrar o maior número de grupos de Folia de Reis em uma grande confraternização folclórica, além de estimular a continuidade desta manifestação através da formação de novos grupos.

De acordo com a Federação, Minas Gerais tem cerca de 5.500 grupos de folias, sendo que Uberaba concentra o maior número: cerda de 200 Folias de Reis, que propagam a crença popular. No encontro do ano passado, participaram 60 companhias e a previsão é de número maior neste ano.

Vale lembrar que a tradição da Folia e a fé nos Três Reis vêm de pai para filho. O primeiro registro de uma Folia de Reis em Uberaba encontra-se no Arquivo Público, no extinto jornal Lavoura e Comércio, que publicou em 1919 o artigo Goyaz no Centenário. O artigo faz uma referência sobre grupos folclóricos de Goiás e Uberaba: um convite para os foliões se apresentarem nas comemorações do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, no governo de Epitácio Pessoa. Também vale destacar que na década de 60, época do Natal, vários grupos de folia de Reis apresentavam-se em frente à Igreja Santa Rita.

Jorn. Maria das Graças Salvador 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar