WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/07/2013 - Circo do Povo será reaberto neste sábado

Circo do Povo será reaberto no Jardim Copacabana, neste sábado, através de parceria entre Fundação Cultural e Cohagra. Presidentes da FCU, Sumayra de Oliveira, e da Cohagra, Wagner Júnior, destacam importância do projeto

O Circo do Povo será reaberto neste sábado, 20, às 19h30, todo reformulado. Segundo a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, a estrutura está instalada na rua Isoleta Maria Adão, esquina com a rua Itamaracá, no Jardim Copacabana.

“Houve a reestruturação das vigas metálicas, da lona e de todos os equipamentos pertencente ao Circo do Povo. Investimos R$ 22 mil na reforma de toda a estrutura para entregar o Circo remodelado para a comunidade”, explica Sumayra. Segundo ela, para a abertura, haverá apresentação musical Canta Brasil com Wassis Models, arte circo com a trupe de malabarista Doom e show da banda Em Cima da Hora.

Após a reabertura, diversas atividades estão programas com a comunidade, através de parceria entre a Fundação Cultural e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra). A previsão é que o Circo do Povo ficará montado por um ano no Jardim Copacabana e depois será montado em outro conjunto habitacional ligado ao programa Minha Casa Minha Vida.

Sumayra Oliveira destaca que o presidente da Cohagra, Wagner Nascimento Júnior, decidiu estabelecer a parceria, já que a Cohagra tem verba para desenvolver ações culturais, por ser um projeto de grande ganho social. Sem contar que Nascimento Júnior tem carinho especial pelo projeto, que foi criado por seu pai, o ex-prefeito Wagner do Nascimento.

Durante um ano, os moradores do Jardim Copacabana e região poderão conferir uma programação especial no Circo, com artistas e diversas oficinas de informática, artesanato, teatro, arte circense e percussão, através de atividades multidisciplinares mensais, que serão realizadas por instituições públicas e privadas.

História – O Circo do Povo foi inaugurado em Uberaba, no dia 4 de abril de 1983, no Costa Teles, no mandato do então prefeito Wagner do Nascimento e desenvolvido pela Fundação Cultural. A inauguração contou com a presença de autoridades, dentre elas o secretário de Estado de Cultura da época, José Aparecido de Oliveira. Desde então o Circo do Povo fez história.

“O Wagner do Nascimento queria popularizar e democratizar a cultura e a ideia inicial era fazer o projeto em uma carreta parque. Em um leilão, o fazendeiro Antônio Kessling, que sempre utilizou toldo de circo para a realização dos leilões, sugeriu ao Wagner o circo, por ser um espaço móvel”, informa Antonio Carlos Marques, do Departamento de Cultura da Fundação Cultural e que trabalha no Circo do Povo desde seu início.

Assim, o Circo do Povo foi montado com atividades culturais, cursos profissionalizantes e até com direito a reuniões políticas, onde surgiram projetos importantes para Uberaba, como a criação de duas escolas, uma no bairro Abadia e outra no Boa Vista. Também levou apresentações “clássicas” para a população, como a peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e show com Hermeto Pachoal, de música e balé clássicos, jazz, além de manifestações populares, como folia de Reis, capoeira e catira, sempre mostrando a riqueza e diversidade cultural do país.

Foi palco do primeiro encontro internacional de Ludoteca, promovido pela Federação Latino Americana de Ludoteca (Flalu), da primeira brinquedoteca e da primeira gibiteca do Brasil.

A princípio, o então prefeito Wagner pretendia criar um espaço itinerante, com atrações circenses que tivessem um caminhão como palco, mas percebeu que a utilização da lona seria mais viável principalmente por ser garantia do show no caso de chuva. Diversas atividades foram desenvolvidas em diversos bairros, como apresentação de palhaços, espetáculos de dança, teatro e música.

“O Circo do Povo é um projeto que tem grande abrangência social. É um espaço de lazer, entretenimento e diversão para toda a família, além de funcionar como um lugar que deve acrescentar algo à sociedade, já que todos têm acesso à cultura”, avalia Sumayra, convidando as pessoas pára participarem da reabertura do espaço.

Já o presidente da Cohagra, Wagner Júnior, diz que este era um dos grandes projetos de seu pai, por isso decidiu fazer a parceria com a Fundação Cultural. “O Circo do Povo dava oportunidade das comunidades conhecerem não só a arte circense, mas também peças teatrais, shows musicais, apresentações artísticas culturais e de se profissionalizarem. Nosso objetivo é continuar com as atividades e a tradição do Circo do Povo”, observa Wagner Júnior.

Jorn. Graça Salvador
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar