WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/07/2013 - Fundação Cultural promoverá formação profissional para a área de cultura com o Pronatec

A Fundação Cultural de Uberaba está com pré-inscrições abertas para cursos da área da cultura, oferecidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego da Cultura (Pronatec da Cultura). Coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), a ação faz parte do Plano Estratégico do MinC e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

A Fundação Cultural irá ofertar os cursos dentro do eixo Produção Cultural e Desing. "Os cursos escolhidos foram de acordo com o #Dialoga Uberaba. Elencamos 14 cursos de acordo com as necessidades de cada área cultural de Uberaba e região”, informa a presidente da Fundação, Sumayra Oliveira.

As inscrições estão abertas para os cursos de Agente Cultural; assistente de produção cultural; auxiliar de cenotecnia; editor de animação; editor de vídeo; iluminador cênico.

E na área de restauração do patrimônio cultural histórico, hoje uma grande demanda da região serão ofertado: pintor restaurador; revitalizador de alvenarias; revitalizador de cobertura de madeira; revitalizador de cobertura metálica; revitalizador de estruturas, elementos e construções em metal; revitalizador de revestimentos argamassa e sonoplasta.

“Os interessados em fazer a pré-inscrição devem enviar o número do RG e do CPF para e-mail jormgs@gmail.com até às 22h do dia 14. A pré-inscrição é para verificar quais cursos terão demandas, porque eles serão os oferecidos. Os cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC), serão gratuitos, com no mínimo 160 horas de duração. Os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear lanche e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso. As aulas dos cursos que formarem demanda terão início em agosto”, explica Sumayra.

Além do fomento de políticas de formação profissional em cultura, a iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da economia criativa e o desenvolvimento econômico e social do País, dentro das metas estabelecidas no Plano Nacional de Cultura (PNC).

Pronatec – Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como parceiros os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; o Serviço Nacional de Aprendizagem (Sistema S) e as Escolas Técnicas vinculadas às Redes Públicas Municipal, Estadual e Federal. O primeiro acordo com a participação do Ministério da Cultura teve início em dezembro de 2012. O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. MinC e Fundação Cultural são os demandantes dos cursos na área da cultura, que serão oferecidos pela UFTM e IFTM.

Jorn. Graça Salvador 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar