WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/06/2013 - Dez municípios são aguardados na 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Evento, que deve receber cerca de 300 participantes, acontece nesta quinta e sexta-feiras, com debates e apresentações artísticas

Uberaba sedia nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de junho, a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande, no Teatro Experimental de Uberaba. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do tema “Uma Política Pública para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O evento constitui uma preparação para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá entre 26 e 29 de novembro, em Brasília.

Assim, durante a Conferência serão nomeados os delegados para a conferência nacional, além de colher propostas para melhoria das políticas culturais no plano municipal, regional, estadual e nacional.

A Conferência é coordenada pela Fundação Cultural de Uberaba e contará com a participação de representantes de dez municípios ligados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), e Ituiutaba. Além de Uberaba integrarão os debates os municípios de Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Ituiutaba, Nova Ponte, Pirajuba, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo. O evento também é aberto para agentes culturais de cada município, assim como à população em geral.

Os participantes da Conferência serão divididos em quatro grupos e cada grupo vai discutir um eixo. Os temas da Conferência estão alinhados com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e constituem quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultura; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

O evento será realizado no beco ao lado do Teatro Experimental de Uberaba (TEU), na rua Aristides Borges, a partir de 18h, desta quinta-feira, com concentração dos segmentos culturais com performances de carnaval, teatro, grupos de danças, hip-hop, capoeira, folia de Reis, catira, ternos de moçambique, circo. Às 19h acontece a cerimônia de abertura e encerramento com coffee break, na parte interna do TEU, às 21h30.

Na sexta-feira, 28, de 8h às 9h30, será realizado credenciamento, seguida da abertura da conferência. Às 10h haverá a apresentação dos eixos da 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura e a metodologia de trabalho, com formação de grupos de trabalhos por eixos, às 10h30. Às 12h almoço com a discotecagem de Letícia Rezende e reabertura dos trabalhos dos grupos às 14h, com início da Plenária Final, leitura e votação da Carta de Uberaba e região, às 16h.

“A cultura funciona como um sistema único e tem desafios que devem ser debatidos. Como estamos trabalhando para formar um consórcio de Cultura, dentro da Região Metropolitana, devemos repensar políticas para a área em conjunto com os municípios, para encontrar uma saída inteligente de gestão na cultura e para formar ações conjuntas”, afirma a presidente da Fundação, Sumayra Oliveira, que aguarda cerca de 300 pessoas no encontro.

Atividades artísticas – Dentre os grupos que irão apresentar durante a abertura da Conferência estão a Fanfarra Santa Maria, Cia de Dança Quebra Tudo, apresentação dos artistas Fábio, Aristides, Murilloko, da dança Conetion Crew, de Moçambique, Banda Eilon e Além do Impossível.

Na sexta-feira Letícia Rezende, Ronaldo Amâncio, Dupla Guto e Rafael e, no encerramento, festa junina com quadrilha “vai quem quer” no “beco”. 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar