WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/06/2013 - Uberaba prepara Conferências de Cultura

De olho na Região Metropolitana, debate que teria foco apenas em Uberaba irá contar com a participação de mais 12 municípios

A 3ª Conferência Municipal de Cultura e a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande acontecem em conjunto nos dias nos dias 27 e 28 de junho, numa organização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Cultural. A Fundação irá realizar a Conferência Municipal para debater os assuntos do município de Uberaba, porém o evento se tornou intermunicipal, também com a participação dos municípios que congregam a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale): Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.
O debate intermunicipal vai ao encontro da nova fase dos municípios, que é da implantação da Região Metropolitana, que demanda união de forças. Tanto que uma das propostas da presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, é a formatação de um consórcio de Cultura entre as cidades que integrarão a RM.
A conferência terá como tema central “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” e as discussões serão divididas em quatro eixos centrais: implementação do Sistema Nacional de Cultura; cidadania e direitos culturais; produção simbólica e diversidade cultural; e cultura e desenvolvimento.
A Conferência Intermunicipal de Cultura tem por objetivos verificar a produção cultural dos municípios, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades, bem como estabelecer prioridades e metas para o futuro; criar diretrizes pertinentes à demanda local, para encaminhamento à 3ª Conferência Estadual de Cultura de Minas Gerais, bem como à 3ª Conferência Nacional de Cultura; propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e a sociedade civil para que se dinamizem os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação dos Sistema Nacional de Cultura.
Vale lembrar que não haverá inscrição preliminar, já que ela será realizada na hora do credenciamento, no próprio dia do evento.
A Conferência terá grandes diferencias, começando com a Culturata, com concentração às 15h do dia 27 de junho, da porta da Fundação Cultural, saindo em caminhada às 16h pela rua Tristão de Castro até a rua José Alencar, no Cine Teatro Vera Cruz. A intenção é reunir segmentos culturais com performances de carnaval, teatro e grupos de dança e apresentação de grupos de forró, quadrilhas e outros segmentos culturais.
Às 18h haverá apresentação de coral e confraternização com os participantes da CIC. A abertura oficial está prevista para as 19h, no Cine Teatro Vera Cruz, com palestra sobre o Sistema Municipal de Cultura e explanações dos representantes de todos os municípios participantes.
No dia 28 e evento será no Teatro Experimental de Uberaba, com credenciamento de 8h às 9h30, quando acontece a abertura da conferência. Em seguida acontece à apresentação dos eixos da CIC e metodologia dos trabalhos, formação dos grupos por eixo. Às 13h30 acontece apresentação de atividades culturais e a partir das 14h, o reinício do trabalho nos grupos. As 16h está prevista a Plenária Final, com a elaboração e votação do documento final da Conferência e tiragem de delegados para a etapa estadual, seguida de palestra sobre o Plano Municipal de Cultura e perspectivas.
A Conferência Estadual de Cultura está prevista para ocorrer no mês de setembro, em Belo Horizonte. Já a etapa nacional será em Brasília, de 26 a 29 de novembro.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar