WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/06/2013 - Cine Teatro Vera Cruz é reaberto com todo infraestrutura de segurança

Foto: Enerson CleitonO Cine Teatro Vera Cruz será reaberto no próximo dia 17, após passar por reforma para adequar às normas de segurança. A abertura será com o espetáculo infantil Turma da Mônica, do Maurício de Souza para alunos das escolas públicas, numa demonstração de que local realmente está seguro.

O Cine Teatro Vera Cruz foi fechado preventivamente em janeiro deste ano, pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, após ter detectado que o local não cumpria as normas de segurança. Também descobriu que o Vera funcionava sem alvará desde 2009, pois na época da reinauguração a prefeitura não executou os projetos de prevenção a incêndio e pânico exigidos pelo Corpo de Bombeiros, que notificou o Executivo, alertando sobre o risco de incêndio. Durante estes anos o Cine Teatro funcionou normalmente, inclusive com programação para alunos da rede pública. Justamente para mostrar esta nova fase, a Fundação Cultural decidiu por reabrir com um espetáculo infantil, com quatro apresentações.

“Dentre as intervenções feitas no Vera Cruz para garantir a segurança do público estão a implantação de reservatório de combate e prevenção de incêndio de 15000 litros com uma moto bomba de 15 CV, dois hidrantes internos e um externo de recalque; instalação de uma central de alarme de incêndio, de luminárias de emergência, barras anti-pânico nas saídas de emergência, de guarda-corpo no mezanino na galeria superior, de corrimões de acesso aos camarins e revisão e instalação de novos extintores de incêndio. Tudo isto para garantir a segurança para o público e abrigar espetáculos de toda natureza”, afirma Sumayra.

A data da reabertura é especial e foi levada em conta a inauguração do Cine Teatro Vera Cruz, que aconteceu no dia 19 de junho de 1948, quando Uberaba recebeu um dos mais significativos monumentos arquitetônicos. A inauguração do Cine-Teatro Vera Cruz foi com a exibição do filme Festa Brava e duas películas complementares infantis, um o Concerto do Gato e uma desenho da Metro premiado com Oscar em 1947.

Apesar de o prédio ter sofrido alterações, grande parte da obra permaneceu como o original. Na década de 70 o prédio passou por transformação do cinema em teatro, instalação de ar condicionado e fechamento de janelas laterais, substituição das poltronas de madeira e reforma dos dois banheiros. Neste ano, a Fundação Cultural realizou outra reforma, adequando às normas de segurança.

Vale lembrar que o prédio do Vera, em arquitetura moderna e arrojada na art decó, é do arquiteto Taddeu Guizio e a fiscalização da construção foi feita por Jaime de Barros. Nos anos 70 o Vera tornou-se a principal casa de apresentações de teatro e concertos musicais de renome nacional, sendo inserido na rota dos grandes espetáculos do Brasil.

Durante muitos anos o Cine Teatro Vera Cruz apresentava matines para crianças, preenchendo suas 1400 poltronas. E é com expectativa de casa cheia que a Fundação entrega este espaço cultural para a população.



Turma da Mônica – O uberabense, em especial alunos da rede pública, poderão assistir a aventura da Turma da Mônica, “Era uma vez uma Floresta”, que já recebeu mais de 70 mil espectadores nas diversas cidades brasileiras.

Com criação e produção dos Estúdios Mauricio de Sousa, o simpático elefante Jotalhão pede uma mãozinha à Turma da Mônica para alertar a humanidade sobre um problema muito sério que atinge espécies de animais de todo o planeta: a extinção. Cada personagem caracteriza-se de um animal: Cascão é um macaco; Magali, um coala; Chico Bento, uma arara; Cebolinha é o rei dos animais, o leão e a Mônica é uma bela aliá, que é a fêmea do elefante. Neste clima mágico o espetáculo fala dos perigos de vida que corre cada um dos animais, inclusive os animais domésticos, e como podemos salvá-los, através de um show musical, inteligente, divertido e interativo.

A produção conta com uma equipe de mais de 50 profissionais envolvidos nas mais diversas áreas: roteiro, cenografia, figurino, adereço, arte final, música original, dublagem, camareiros, contra regras, produção, direção, coreografia e 10 artistas em cena.

A reabertura do Cine Teatro Vera Cruz será no dia 17, com apresentações as 9h e 14h, com reapresentação no dia 18, também às 9h e 14h. 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar