WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/06/2013 - Projetos para a Cultura de Uberaba são apresentados à Marta Suplicy

Dentre as propostas estão o projeto Estação Mogiana, a restauração do Casarão dos Borges, do Cine Teatro Vera Cruz e Mercadão e a implantação da Universidade das Artes em Uberaba

O projeto Estação da Mogiana pode sair do papel. Nesta quarta-feira, 5, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, tiveram audiência com a ministra da Cultura. Marta Suplicy para falar de projetos na área para Uberaba. Eles estavam acompanhados do secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan e dos deputados federal Aelton Freitas (PR) e estadual Adelmo Leão (PT).

Sumayra entregou alguns ofícios para a ministra, um deles solicitando a construção de um centro de Cultura na Estação Mogiana. “Trata-se do projeto de Estação Memória, que pretende contribuir para a preservação da memória cultural do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A Estação da Mogiana será mais que um conceito de memória e vai abrigar um moderno complexo de prédios que terão a característica conjunta de promover atividades dinâmicas, cultuando o passado e construindo o futuro. A proposta é fazer uma intervenção, que se inicia pela reurbanização da praça da Mogiana, tradicional espaço público. Explicamos isto a Marta Suplicy e ela mostrou bastante interessada na execução deste projeto”, afirma Sumayra.

Ainda segundo ela, a ideia é estabelecer um de circuito cultural configurando, principalmente, por uma grandiosa passarela, cuja função é integrar as áreas cortadas pela linha férrea, ampliando-as e possibilitando uma bela vista da cidade de Uberaba.

Restauração – Outra demanda levada pela equipe de Uberaba é em relação à restauração do Casarão dos Borges, que atualmente abriga a sede da Fundação Cultura. “Contamos um pouco da história do palacete e do valor artístico inestimável que representa para a cidade, com suas pinturas parietais além de pisos e tetos em madeira parquetados, e alguns forros em estuque totalmente ornamentados. Também que o casarão encontra-se em estado precário de conservação, necessitando de restauração integral do imóvel adquirido pela prefeitura municipal, tombada pelo Patrimônio Público Municipal”, explica a presidente da Fundação.

Ela conta, ainda, que foi sugerida a instalação de um Centro Municipal de Cultura, com uma galeria democrática de artes e a construção de um anexo para a área administrativa, preservando o Casarão. Este assunto já havia sido abordado com a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras. “A ministra indicou que abríssemos um diálogo com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona], o mesmo acontecendo com a restauração do Cine Teatro Vera Cruz e com o prédio do Mercado Municipal. Ele ficou de dar uma olhada especial, mas orientou procurarmos a capacitação da Lei Rouanet”, diz, destacando que o objetivo é salvaguardar as edificações do Casarão dos Borges, Vera e Mercado, e principalmente seus bens integrados, restaurar seus elementos artísticos, preservando um ícone da arquitetura eclética na cidade de Uberaba disponibilizando-o à população.

Universidade – Sumayra diz que parabenizou a ministra pela iniciativa da criação da Universidade das Artes e demonstrou interesse de Uberaba sediar um núcleo da instituição. “Nos comprometemos em apresentar uma proposta para a criação da Universidade das Artes em Uberaba. Marta mostrou surpresa por Uberaba estar a par de todos os projetos e elogiou a Fundação Cultural por estar por dentro das ações que estão sendo realizadas pelo Ministério.

“Também explicamos à ministra que estamos fazendo uma série de reuniões na Aciu para incentivar os empresários de Uberaba a se cadastrarem no projeto Vale Cultura, incentivando também os artistas. A ministra também pediu atenção especial ao Centro Unificado das Artes e do Esporte, o CEU, antiga Praça de Esportes e Cultura, para priorizar a cultura no local e encontrarmos um segmento do CEU para trabalharmos. Isso será definido com a comunidade”, explica a presidente da Fundação, que considerou o encontro muito “produtivo, positivo, em especial pela receptividade da ministra”.

Vale lembrar que a ministra Marta Suplicy foi convidada para a abertura da Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no próximo dia 27 de junho, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar