WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/05/2013 - Uberaba comemora o Dia da África

O Patrimônio Cultural Municipal Asè Odè Omilòdè realiza a cerimônia de Odun Ije e Oiye para celebrar o Dia da África no município

 
O Dia da África, comemorado neste sábado, 25 de maio, simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação e representa a data da libertação da África. A data é celebrada no Brasil e no mundo, comemorando o progresso frente às dificuldades e as obras realizadas no continente historicamente reconhecido como berço da humanidade.
Em Uberaba, o Asè Odè Omilódè, um polo representativo da religiosidade de matriz africana e patrimônio tombado do município, realizará o Odun Ije e Oiye – cerimônia que simboliza o comprimento da obrigação sete anos de seu filho Paulo de Logun Edé e Oiye – cargo ritualístico africano que confere a outro de seus filhos o sacerdócio. Ocorrerá ainda à festa anual de Oxossi Patrono da nação Ketu, orixá da caça, da fartura e da prosperidade. As comemorações estão sendo organizadas pelo fundador do Asè, o babalorixá Renato de Logun Edé (lógunèdè).
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e a data é comemorada, em especial porque a cultura brasileira é também resultado de uma grande influência exercida pela cultura africana. Os costumes e manifestações culturais africanos começaram a ser aceitos no país e celebrados, a partir do século XX, como expressões artísticas verdadeiramente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros. O Odun Ije e Oiye é um reflexo destas manifestações.
A Fundação Cultural de Uberaba apoiará o evento promovendo apresentação de danças africanas durante os intervalos da cerimônia, que ocorrerá neste sábado, 25, a partir das 20h, na rua Augusto Carleto, 159, bairro São Cristóvão, e será aberta ao público.
Data – O dia da África marca a criação, em 1963, na Etiópia, da Organização da Unidade Africana (OUA), que tinha como objetivos promover a solidariedade e a unidade dos estados africanos, defender sua soberania, erradicar todas as formas de colonialismo existente na África, em especial acelerando o fim da colonização do continente e do regime segregacionista do Apartheid. Em 2001, a OUA foi transformada na União Africana (UA), quando foi criado o Parlamento Pan-Africano. A data é a manifestação de milhões de africanos com o objetivo de se organizar e vencer o desafio da construção do futuro de uma África solidária, democrática e livre.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar