WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/05/2013 - Fundação Cultural quer implantar Consórcio Intermunicipal de Cultura


Consórcio Intermunicipal de Cultura da Região Metropolitana contempla as diretrizes do Plano Nacional de Cultura


Atenta à mobilização para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, propôs a criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura da Região Metropolitana.
A sugestão foi repassada por Sumayra para o prefeito Paulo Piau, que foi favorável à ideia inclusive encaminhando a proposta para o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete do prefeito e secretário-executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Antônio Sebastião Andrade, o Toninho, estabelecendo que quando for criada a Região Metropolitana, será incluído no contrato o Consórcio Intermunicipal de Cultura.
“O prefeito achou a ideia boa e pediu para incluir a questão de cultura nos próximos debates, já que o assunto tinha sido aventado. Também vai solicitar que os prefeitos incentivem seus secretários de cultura para participar dos próximos encontros e debaterem assuntos específicos à área de cultura”, explica a presidente da Fundação.
A proposta também foi abordada na reunião regional dos Pontos de Cultura do Triângulo, que reuniu técnicos da Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura Minas Gerais e gestores dos Pontos de Cultura da região, que se mostraram receptivos.
“Devemos aproveitar estas mobilizações para tratarmos de uma nova perspectiva de política pública cultural em nosso município e nas cidades da região, que estarão interligadas na Região Metropolitana. O consórcio de cultura irá impulsionar as secretarias de cultura das cidades para gestão de teatros, museus e ações culturais, abrindo um leque de possibilidades para a Região do Triângulo e Alto Paranaíba. A ação integrada das prefeituras, através dos setores de cultura, irá possibilitar uma dimensão ainda maior para a cultura”, diz Sumayra.
Ela lembra que a região oferece uma ampla diversidade de manifestações culturais que retratam a identidade e memória do cidadão mineiro e que esta rica diversidade de conhecimentos, tradições, identidades e memórias da população deve ser trabalhada.
O objetivo do consórcio, segundo Sumayra, será desenvolver atividades de formação, produção e difusão cultural, mapear, documentar, proteger e promover esse patrimônio cultural com a integração dos eventos e criação de um calendário integrado de atividades do setor público e privado.
“Será uma entidade pública para unir as prefeituras da região, com suas secretarias de cultura e fundações culturais, para pleitear recursos através de projetos e acordos diretos nas esferas governamentais e instituições culturais, de forma a suplantar questões burocráticas que dificultam o desenvolvimento cultural dos municípios. O consórcio surge como uma importante força não somente para atrair recursos e investimentos, mas também para trabalhar na informação e formação de agentes e gestores culturais, em sinergia com a evolução dos mecanismos de fomento e o protagonismo da sociedade civil que avança terrenos importantes do saber e do fazer cultural”, avalia a presidente da Fundação Cultural de Uberaba.
Sumayra lembra que a proposta básica do Consórcio Intermunicipal de Cultura da Região Metropolitana é a união de municípios em torno de ações conjuntas que visam minimizar esforços e maximizar resultados que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento das vocações culturais regionais. Para ela, o pressuposto fundamental para o sucesso dessa proposta passa pela articulação e o fortalecimento do diálogo entre os prefeitos, secretários de cultura, artistas, produtores e cidadãos de todos os municípios, como a que está acontecendo em relação à implantação da RMTMAP. Lembra que o tema será discutido durante a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 27 e 28 de junho.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar