WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/05/2013 - Outro olhar mostra Rio na perspectiva da escritora Marie-Laure

Uma francesa apaixonada pelo Rio de Janeiro. Assim se define Marie-Laure Solanet, que lança hoje, em Uberaba, o livro “Outro olhar - Uma francesa no Rio de Janeiro”, da editora Casa da Palavra. O lançamento acontece às 20h, no Museu de Arte Decorativa (Mada) e faz parte das comemorações da 11ª Semana de Museus.
Marie-Laure deixou sua cidade natal, Paris, há mais de 12 anos para viver no Rio de Janeiro e lá descobriu, mais do que uma Cidade Maravilhosa, no cenário carioca uma vida ensolarada, cheia de possibilidades e de novas imagens que colocavam por terra os mitos mais clássicos sobre o Rio.
No livro, Marie-Laure, que foi embaixatriz do Brasil por quase dez anos, reúne as histórias pessoais de uma vivência marcada por sua energia, seu olhar afetuoso e sua disposição para fazer do Rio o porto de uma vida de surpresas permanentes. Uma viagem de van pela cidade, as aventuras pelos blocos de carnaval, o dia a dia simples na sua ilha da Barra da Tijuca são retratados com maestria.
Marie-Laure se orgulha por ter escrito vários livros ao longo de sua vida, mas destaca que este foi o primeiro que conseguiu publicar. A obra é uma publicação trilíngue (português, francês e inglês) e com 96 páginas apresenta imagens feitas pelo artista plástico Nelson Baskerville e histórias vividas por ela.
“Sou apaixonada pelo Rio e sempre tive vontade de mostrar às pessoas, não só aos turistas, mas aos cariocas também, como essa cidade é maravilhosa. Quando vi as imagens do helicóptero sendo derrubado por bandidos, em 2009, na hora pensei em escrever sobre as coisas boas daqui. As pessoas falam muito dos pontos negativos, mas o Rio é uma cidade maravilhosa, segura e é muito boa para se viver”, diz.
O lançamento do livro “Outro olhar - Uma francesa no Rio de Janeiro” será as 20h, no Mada, que fica na rua Maria de Lourdes Melo Coli, 30.

Semana – A 11ª Semana Nacional de Museus prossegue na sexta-feira, 17, com o recital “Canções” com Hélio Siqueira e Alexandre Oliveira, com participação da pianista Dayana Santos Sousa, no MAS, às 19h45. O objetivo do recital é colocar a música ao alcance de todos.
A educadora Antonieta Borges Lopes e convidados coordena a mesa redonda “Perspectivas da Política de Museus”, no dia 18, às 10h, no MAS, fazendo um breve relato de suas vivências culturais. A educadora foi a primeira uberabense a enfrentar todos os desafios e complexidades que envolvem as atividades educativas, a programação cultural e as montagens cenográficas das exposições dentro de uma instituição museológica.
O encerramento da Semana será no domingo, 19, com apresentação do “Harpa de Sião”, durante celebração da missa durante a novena em louvor a Santa Rita, às 18h, com a equipe de música da Catedral Metropolitana sob a coordenação de Pedro Henrique. Serão apresentadas músicas como Coração Santo; Silêncio, Silêncio; Ave Maria; Ó Santíssima; Hóstia Santa; Imaculada, entre outras de igual valor artístico.
Vale lembrar que de a Semana está sendo celebrada, 13 a 19, em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Esta edição atingiu número recorde de museus inscritos e terá a participação de 1.252 instituições com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País, incluindo o Distrito Federal. A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, Mada e MAS, é parceira da 11ª Semana.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar