WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/05/2013 - Começou hoje a 11ª Semana de Museus

Fundação Cultural, através do Mada e do MAS, organizou extensa programação  em comemoração ao Dia Internacional de Museus

Iniciou ontem (13), a 11ª Semana de Museus, que está sendo organizada pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural.  Dando início a programação, ocorreu ontem, no Museu de Arte Decorativa (Mada), a mostra “Artistas de Uberaba”. A exposição “Artistas de Uberaba” vem como uma oportunidade de abrir novamente em nossa cidade a discussão que permeia a produção artística local e pretende evidenciar a produção de arte de forma constante e não oportunista. A mostra contará com um número significativo de artistas plásticos do município e ficará exposta no Mada até o dia 28 de junho de 2013.

Também ontem iniciou a novena em louvor a Santa Rita, no Museu de Arte Sacra, e prossegue até o dia 22. A novena está inserida na Semana, por ser um evento religioso e cultural ao mesmo tempo, porque interliga fé, religiosidade e cultura. A igreja foi construída em 1854 e ampliada em 1877, resultado de duas promessas a santa e foi tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939.

 Hoje (14), também no MAS, será realizado o recital “A Lição da Estrela Guia”, com Washington Silva e lançamento do CD do artista. O recital é uma missa sertaneja e de Santos Reis, que homenageia homens e mulheres que proclamam em cantoria o Mistério do Nascimento do Salvador.

O lançamento do livro da escritora Marie-Laure Solanet, “Outro Olhar” uma francesa no Rio de Janeiro será no dia 15, às 20h, no Mada.  No livro a escritora conta suas histórias vivenciadas na cidade maravilhosa. Museus – Memória e Criatividade será o tema da palestra que será ministrada por representante do Ibram no dia 16, às 14h, no MAS.

Já no dia 17 será realizado recital “Canções” com Hélio Siqueira e Alexandre Oliveira, com participação da pianista Dayana Santos Sousa, no MAS, às 19h45. O objetivo do recital é colocar a música ao alcance de todos.

A educadora Antonieta Borges Lopes e convidados coordena a mesa redonda “Perspectivas da Política de Museus”, no dia 18, às 10h, no MAS, fazendo um breve relato de suas vivências culturais.

O encerramento da Semana será no dia 19, com apresentação do “Harpa de Sião”, durante celebração da missa durante a novena em louvor a Santa Rita, às 18h, com a equipe de música da Catedral Metropolitana sob a coordenação de Pedro Henrique. Serão apresentadas músicas como Coração Santo; Silêncio, Silêncio; Ave Maria; Ó Santíssima; Hóstia Santa; Imaculada.

Vale lembrar que de 13 a 19 de maio acontece em todo o Brasil a 11ª Semana de Museus, que acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Esta edição atingiu número recorde de museus inscritos e terá a participação de 1.252 instituições com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País, incluindo o Distrito Federal.

O Museu de Arte Sacra está localizado na praça Manoel Terra, s/nº e o Museu de Arte Decorativa na rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar