WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/05/2013 - 2º Festival de Catira acontece neste sábado destacando uma das riquezas culturais do país

Evento incentiva as tendências e rumos da música raiz, preserva o folclore e a identidade cultural

A Fundação Cultural de Uberaba realiza neste sábado, 11, 2º Festival Nacional de Catira, uma grande festa para mostrar uma das mais ricas e tradicionais manifestações popular do país. O festival acontece no Palácio de Cristal da Casa do Folclore, na rodovia BR 050, Km 176, a partir de 19h e promete muito colorido e emoção.

O Festival Nacional de Catira é uma realização da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e da Associação Cultural Casa do Folclore, com apoio da Rede Integração e patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Dez grupos dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo se inscreveram e farão a apresentação para a competição, mostrando a importância do evento e da preservação desta rica manifestação popular. O compositor, cantor, criador Alexandre Saad será o condutor do evento, além dos shows que serão outro atrativo do festival.  As atrações serão abertas com o show dos humoristas Zé Doradim e Ribeirão, que farão espetáculo com muito humor e música, mostrando a identidade cultural do caipira de forma humorística, realista e com muito talento.

Outra atração internacional é do grupo de sapateado irlandês e americano Banana Broway, de Campinas, que mostrará um elaborado sapateio de diferentes culturas, com um espetáculo carregado de influências diversas.

O show de encerramento do Festival de Catira será com show da dupla que tem mais de 55 anos de sucesso, Pedro Bento e Zé da Estrada, que apresentarão músicas eternas do repertório sertanejo. A Petrobras, patrocinadora do evento, irá sortear brindes culturais, como livros e CDs.

Vale lembrar que o Festival Nacional de Catira é uma festa familiar e a estrutura está sendo organizada para receber crianças, jovens, adultos e consta inclusive com uma área especial reservada para pessoas idosas ou com necessidades especiais, e seus acompanhantes, à frente do palco. Foram montados banheiros químicos para ampliar o conforto de todos e haverá buffet e serviços de bar no local do evento para atendimento ao público. O estacionamento será terceirizado.

Serão premiados os grupos e a dupla de violeiros, que melhor se apresentarem no evento. Para o melhor grupo, a premiação será de R$ 5.000,00 e trofeu; melhor grupo por Estado, com R$ 1.000,00 e trofeu; além de trofeu para o melhor grupo iniciante; para o destaque individual e para o grupo eleito pelo público. Os grupos de catira serão avaliados pelos critérios de coreografia, sincronismo entre a música e a coreografia e a característica de manifestação de raiz.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar