WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/05/2013 - #Dialoga Uberaba marca início de conversas permanentes com artistas

Evento foi marcado pelo lançamento do novo site da Fundação Cultural e do cadastro de artistas

O encontro #dialoga Uberaba foi considerado positivo por todos que participaram do evento, na noite de quarta-feira, em especial por o poder público estar abrindo o diálogo com a classe artística do município.

O evento foi dirigido pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, que destacou que o encontro era para debater diretrizes para a área de cultura e formar um diálogo permanente para a construção colaborativa de políticas públicas, tendo como instrumento a lei nº 11.364/11, que trata do Sistema Municipal de Cultura (SMC), e como diretriz a lei nº 11.522/12, que versa sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC).

Segundo Sumayra, o SMC é um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas e de informação e formação na área de cultural.

“Este é um encontro inicial, que será realizado de forma permanente. Nos dias 27 e 28 de junho será realizada a Conferência Municipal de Cultura e antes disto vamos realizar diálogo com segmentos separados, preparando o encontro municipal”, informa a presidente.

Vale lembrar que os municípios têm até dia 14 de julho para realizar sua conferência, as regionais, até 15 de setembro e estadual até 29 de setembro. Já a Conferência Nacional está prevista de 23 a 26 de novembro, debatendo o tema Uma Política de Estado Para a Cultura - Desafios do Sistema Nacional de Cultura.

O #dialoga por segmentos será realizado sempre às 18h30, no Teatro Experimental de Uberaba, e inicia com o segmento de arte urbana, no dia 15, no dia 22 será com a área de audiovisual, arte digital e patrimônio histórico. Os encontros prosseguem em junho, com o segmento de artes visuais, design e artesanato, no dia 3, o de literatura, no dia 5, de música, no dia 10, o de cultura popular e cultura afro-brasileira, dia 12, o de teatro, circo e dança, no dia 17 e, para finalizar, o encontro será com a área de empresas e produtores culturais.

Os representantes da classe artística que compareceram elogiaram a abertura do diálogo, destacando que tentaram fazer isto nas administrações anteriores, mas nunca obtiveram sucesso.

Dentre os questionamentos e propostas, estava a volta da realização da feira de artes, do encontro de corais e da feira da praça dom Eduardo, abertura eventos alternativos, além dos tradicionais, como carnaval, natal. Também foi destacado que dificilmente os projetos são mantidos na troca de governo, foi cobrado planejamento para a área cultural, a regulamentação efetiva das leis de Sistema e do Plano Municipal de Cultura, para evitar que os artistas fiquem de “pires na mão”, trabalho só com editais por segmentos, regulação de projetos e de renuncia fiscal, além da sugestão de se promover uma oficina para capacitar artistas para participarem dos projetos e editais.

Respostas – Em relação às feiras de arte foi destacado que o evento tem de ser mais que uma apresentação de trabalhos, sendo um festival que deve acontecer com oficinas e workshop e que eles estão perdendo o sentido da proposta. O encontro de corais está sendo reorganizado e até julho haverá proposta mais concreta para o projeto. Quanto à feira na praça dom Eduardo, a previsão é que ela retorne como uma feira de alimentação, enquanto na Concha Acústica está sendo repensada sua ocupação. Sobre a renúncia fiscal, a presidente da Fundação informou que projeto de lei está sendo formulado e que espera que ele entre em tramitação e votação na Câmara de Uberaba antes do recesso parlamentar. A proposta da realização de oficinas será estudada para ser implantada.

Sumayra, a exemplo dos artistas, considerou o encontro positivo, “por ser uma experiência nova. Com o diálogo permanente, a classe artística irá participar ativamente das políticas públicas para o setor, e isto está sendo feito por quem está produzindo e fazendo. Somente lamentamos que a presença dos artistas não foi como o previsto, mas   esperamos que nos encontros com os setores os artistas compareçam, porque é muito importante a participação de todos.

Site – A Fundação Cultural de Uberaba está com seu site novo no ar. Mais moderno, ágil, prático e funcional, onde os artistas e a população poderão se inteirar dos acontecimentos culturais de Uberaba.

Além de notícias, vídeos, links úteis, equipamentos culturais, a agenda dos eventos promovidos e apoiados pela Fundação é divulgada no novo portal, o que facilita o planejamento das pessoas que quiserem participar das atrações culturais de Uberaba.
Além de esteticamente mais bonito e organizado, o site tem uma ala importante, que é o de cadastro dos artistas, uma grande inovação. Os artistas podem se cadastrar para formar um mapa de todo o segmento artístico da cidade, criando, assim, um catálogo cultural uberabense e formar um banco de dados. O cadastro também será importante porque estes artistas poderão participar dos eventos realizados pela Fundação, Prefeitura de Uberaba e todas as autarquias. 

Os artistas deverão se cadastrar por segmentos, como arte educação, artes cênicas, artes visuais, artesanato, cultura afro, dança, livro e literatura, música, patrimônio e cultural, dando um panorama de como está a produção cultural da cidade.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar