Prefeitura

Fundação Cultural

06/05/2013 - Fundação Cultural debate políticas públicas e forma cadastro de artistas

Uberaba precisa fortalecer seus espaços de convivência, de diálogo, especialmente na construção das políticas públicas e este é o objetivo do programa #diálogaUberaba

Acontece nesta quarta-feira, 8, o primeiro encontro, #diálogaUberaba. O evento será realizado pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira e sua equipe, com as pessoas ligadas à cultura do município, como produtores culturais e artistas. A reunião acontece no Teatro Experimental de Uberaba, a partir das 18h30, e propõe o diálogo permanente com a população para a construção colaborativa de políticas públicas e pretende debater e construir políticas públicas, voltadas em especial para arte e cultura,  e fortalecer os espaços de convivência da comunidade.
“O objetivo é discutir diretrizes para a cultura em Uberaba, quando haverá o lançamento do programa #diálogaUberaba, que será um espaço de construção colaborativa de políticas públicas. Acima de tudo, a política cultural deve estar baseada na escuta. Não acreditamos em gestão dentro de gabinetes e sabemos que para dar conta de todos os desafios precisaremos das ideias e da permanente mobilização que a cidadania e a classe criativa de Uberaba acumularam ao longo dos anos”, diz Sumayra, lembrando que a política cultural deve atender demandas e necessidades culturais de todos.
Para Sumayra, a abertura do poder público ao diálogo é muito importante, porque serão colocadas propostas para potencializar a produção de uma política cultural para Uberaba e determinar ações para ocupar os espaços públicos e praças com manifestações artísticas, fortalecer os pontos de cultura e a diversidade cultural da cidade, com a sua valorização.
“Convidamos a todas e todos para participarem do lançamento do #diálogaUberaba, que oferece um espaço aberto, presencial e virtual, organizado pela Fundação Cultural. Esperamos artistas, produtores, realizadores, editores, ativistas, articuladores, enfim, pessoas que vivem a cultura e a arte em Uberaba para abrir conversas sobre as políticas culturais para a cidade. A cidade precisa fortalecer seus espaços de convivência, de diálogo, especialmente na construção das políticas públicas. Numa democracia contemporânea, o diálogo é essencial, mas não pode ser um fim em si. A hora é de ousarmos imaginar. Há muito por ser feito, e precisamos contar com a ajuda de todos na cogovernança da cidade”, ressalta a presidente da Fundação.

Cadastro de artistas – O evento será marcado pelo lançamento do cadastro de artistas de Uberaba, que pretende mapear todo segmento artístico da cidade, criando assim um catálogo cultural uberabense para registro histórico, além de proporcionar um quadro fiel da situação do município junto aos seguimentos artísticos.
“Com o cadastro, a Fundação pretende formar um banco de talentos dos artistas residentes em Uberaba para que todos estejam oficialmente cadastrados no órgão e aptos a atender a contratações para apresentações nos eventos realizados pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e de outras secretarias e autarquias e nos espaços culturais do município. Este mapeamento irá nos dar uma noção de como está a produção cultural da cidade”, observa Sumayra Oliveira.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub