WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/05/2013 - Reinaugurado obelisco que remonta a história de Uberaba

Parceria entre a Prefeitura de Uberaba, Fundação Cultural de Uberaba e ABCZ garantiu a revitalização do obelisco, que foi construído com doações do povo de Uberaba, que foi convocado em 1939 a homenagear o então governador Benedito Valadares

 

Reinaugurado nesta sexta-feira, dia 03, durante a cerimônia de abertura da 79ª ExpoZebu, o obelisco em homenagem ao governador Benedito Valadares, obra inaugurada em 1941 pelo ex-presidente Getúlio Vargas e que simboliza um período de grande progresso e mudanças urbanísticas em Uberaba.

O descerramento da placa e da fita foi feito pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, pelo presidente da ABCZ, Eduardo Biage, pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, pela presidente do Museu do Zebu, Leila Borges de Araújo e pelo príncipe dom João de Orleans e Bragança, que recebeu uma placa homenageando dom Pedro I, que foi o introdutor de gado no Brasil, embora não seja o gado indiano.

A obra, do artista plástico Humberto Cozzo foi feita nos anos 40, graças a dinheiro recolhido pelo povo uberabense, para homenagear o então governador Benedito Valadares e foi inaugurada na praça Rui Barbosa, ficando lá até o início dos anos 1990, quando o ex-prefeito de Uberaba, Hugo Rodrigues da Cunha, reformou o local e colocou o obelisco no depósito da prefeitura. Em 2003, a obra voltou para uma praça, desta vez para a Graziela Soares, com os adereços feitos em réplica.

A diretoria da ABCZ reivindicou colocar o obelisco dentro do parque Fernando Costa para garantir a revitalização da obra com as peças originais, que são em bronze, e por contar um pouco da história do zebu. A parceria foi fechada entre a Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e a ABCZ, apesar de permanecer como propriedade do município.

A obra – O obelisco é uma obra modernista, em estilo art decô, do artista plástico Humberto Cozzo, em granito ornamentado, com seis metros de altura, com escultura do busto do ex-governador Benedito Valadares, e contém uma alegoria da hélice de um avião e um carro rompendo uma rodovia, em alusão a inauguração do campo de aviação, hoje Aeroporto de Uberaba e a rodovias que estavam sendo abertas, e alegorias que representam as melhorias introduzidas nos serviços de abastecimento de água e energia elétrica, por ação do prefeito da época, Wadhy Nassif.

Vale lembrar que o obelisco simboliza um período de grande progresso e mudanças urbanísticas em Uberaba e de alta relevância para a compreensão da história do município.

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar