WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/05/2013 - Obelisco que remonta a história de Uberaba será inaugurado hoje na ABCZ

Parceria entre a Prefeitura de Uberaba, Fundação Cultural de Uberaba e ABCZ garantiu a revitalização do obelisco, que foi construído com doações do povo de Uberaba, que foi convocado em 1939 a homenagear o então governador Benedito Valadares

 
Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural de Uberaba, e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inauguram hoje, às 9h30, durante a evento de abertura oficial da 79ª ExpoZebu, o obelisco em homenagem ao governador Benedito Valadares, que está sendo transferido para o interior do Parque Fernando Costa.

A obra foi totalmente revitalizada pela ABCZ, através da parceria realizada entre a associação e a Prefeitura de Uberaba. A ABCZ inclusive incorporada as peças de bronze e feita a remontagem dos blocos na sequência original com argamassa cimentícia e pinagens, recompondo seu valor cultural artístico, além de garantir sua manutenção. O trabalho de pesquisa foi realizado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

O obelisco é uma obra modernista, em estilo art decô, do renomado artista plástico Humberto Cozzo, em granito ornamentado, com seis metros de altura e foi erguido na praça Rui Barbosa, com escultura do busto do ex-governador Benedito Valadares, e contém uma alegoria da hélice de um avião e um carro rompendo uma rodovia, em alusão a inauguração do campo de aviação, hoje Aeroporto de Uberaba e às rodovias que estavam sendo abertas, e alegorias que representam as melhorias introduzidas nos serviços de abastecimento de água e energia elétrica, por ação do prefeito da época, Wadhy Nassif.

A obra de arte foi inaugurada em 1941 pelo ex-presidente Getúlio Vargas e simboliza um período de grande progresso e mudanças urbanísticas em Uberaba. É uma peça de alta relevância para a compreensão da história do município e estará agora exposta ao público em frente ao Museu do Zebu.

Originalmente, o obelisco foi montado na praça Rui Barbosa, no dia 11 de maio de 1941 e ficou no local até o início dos anos 1990, na administração do ex- prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, quando a praça foi remodelada. O Obelisco, que já tinha peças em bronze furtadas, foi recolhido e guardado no depósito da prefeitura. Em 2003, na administração do ex-prefeito Anderson Adauto, a estrutura de mármore do obelisco foi remontada na praça Graziela Soares, com os adereços feitos em réplica. As peças em bronze que não foram furtadas estavam guardadas na prefeitura e agora foi completamente restaurada e entregue à população.

Apesar de a obra de arte ser reinaugurada nesta sexta-feira, dentro do parque Fernando Costa, como ressalta o prefeito Paulo Piau e a presidente da Fundação Cultural, a prefeitura não irá perder a posse sobre o obelisco, já que se trata de um patrimônio público inventariado. Inclusive a obra foi construída com doações do povo de Uberaba, que foi convocado em 1939 a homenagear o então governador Benedito Valadares.

“Esta transferência marca várias ações que estamos realizando na defesa do patrimônio público da cidade. Uberaba deixa a desejar em relação a projetos culturais e a restauração do obelisco é importante, porque representa um período de abundância na economia do município. E esta obra será mais um ponto importante para visitação, porque estamos desenvolvendo projetos para desenvolver o turismo no município, observa Sumayra.

Já o presidente da ABCZ, Eduardo Biage diz se sentir orgulhoso por a entidade estar recebendo a guarda de um bem tão precioso que representa sobretudo uma das épocas de maior crescimento do município.

Já o prefeito destaca o valor histórico da obra. “O obelisco tem importância cultural imensa e, ao Museu do Zebu, onde será exposto, mostrará a importância de Uberaba, que participou se uma fase rica da saga do zebu. Este obelisco foi um marco para o desenvolvimento da pecuária do gado zebu, e o município foi pioneiro na época”, finalizou o prefeito.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar