WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/05/2013 - Fundação Cultural é parceira nas comemorações do 1º de maio

Vinte e dois sindicatos de Uberaba se unificaram para celebrar o Dia Mundial do Trabalho, que neste ano será marcado pelas comemorações dos 70 anos da Consolidação das Leis Trabalho. Centenas de trabalhadores irão ocupar a praça Nossa Senhora da Abadia, nesta quarta-feira, 1º, a partir das 8h30 às 12h30, no que já está sendo considerado o maior ato público dos trabalhadores de Uberaba.

 A meta principal dos sindicatos unificados é fazer com que o 1º de Maio não perca o caráter e o espírito de luta e união que são características do movimento sindical, sob pena de retrocesso social e político. Embora seja também um dia de feriado e festas, é preciso reiterar a sua marca principal: um dia de reflexão e de combate, que, neste ano será marcado pela comemoração e defesa dos direitos e garantias da CLT.

Atividades culturais e artísticas estão programadas, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural. Às 9h haverá show com o cantor Miltinho Paiva, às 11h apresentação de artistas do Studio de Dança Andreia Gaia e às 11h30 show com Guto e Rafael.

 Cada sindicato em Uberaba, ligados às Centrais Sindicais CTB, NCST, FS, UGT e CUT marcará presença com barraquinhas, com objetivo de divulgar seus trabalhos e realizar filiação dos trabalhadores interessados. Haverá sorteios de brindes.

 A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Em 1º de maio de 1886, milhares de operários norte-americanos foram às ruas de Chicago para pleitear a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas. A repressão policial inclui bombas e tiros. Dezenas foram mortos nos dias subsequentes, mas milhões, em diversos países, ganharam forças para buscar seus direitos. A partir daí, o dia 1º de maio celebra a luta da classe trabalhadora pela conquista de seus direitos.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar