WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/04/2013 - Fundação Cultural programa a 11ª Semana de Museus

Programação faz parte das atividades nacionais em comemoração ao Dia Internacional de Museus e terá exposições, palestras, recitais e show

De 13 a 19 de maio acontece em todo o Brasil, a 11ª Semana de Museus, que se dá em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, e tem como objetivo organizar e mobilizar os museus brasileiros de forma a concentrarem suas programações em um mesmo tema,  estimulando o interesse do público.

Esta edição atingiu número recorde de museus inscritos e terá a participação de 1.252 instituições com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País, incluindo o Distrito Federal.

A Fundação Cultural de Uberaba organizou sua programação envolvendo o Museu de Arte Sacra (MAS) e o Museu de Arte Decorativa (Mada), com exposições, palestras e shows. A abertura oficial da Semana será com a exposição “Artistas de Uberaba”, que estará aberta de 13 de maio a 28 de junho, no MAS. No dia 14, também no MAS, será realizado o recital “A Lição da Estrela Guia”, com Washington Silva e lançamento do CD do artista.

Já no dia 15, acontece o lançamento do livro da escritora Marie-Laure Solanet, “Outro Olhar” uma francesa no Rio de Janeiro, às 20h, no Mada.

Ainda no dia 15, a Fundação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza visita guiada de alunos ao Mada e ao MAS, com objetivo de estimular e mostrar às crianças a importância destes espaços culturais.

“Museus – Memória e Criatividade” é o tema da palestra que será ministrada por representante do Ibram no dia 16, às 14h, no MAS. No dia 17 será realizado recital “Arias e Canções” com Hélio Siqueira e Alexandre Oliveira, com participação da pianista Dayana Santos Sousa, no MAS, às 19h45. O recital faz parte do projeto “Recital após a missa” e visa colocar a música erudita ao alcance de todos e enfatizar as arias de ópera como canções de musicais.

A educadora Antonieta Borges Lopes e convidados coordena a mesa redonda “Perspectivas da Política de Museus”, no dia 18, às 10h, no MAS.

O encerramento da Semana será no dia 19, com apresentação do “Harpa de Sião”, durante celebração da missa durante a novena em louvor a Santa Rita, às 18h, com a equipe de música da Catedral Metropolitana sob a coordenação de Pedro Henrique. Serão apresentadas músicas como Coração Santo; Silêncio, Silêncio; Ave Maria; Ó Santíssima; Hóstia Santa; Imaculada.

O Museu de Arte Sacra está localizado na praça Manoel Terra, s/nº e o Museu de Arte Decorativa na rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar