WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/03/2013 - FCU se prepara para o DOCUMENTÁRIO: Catira - uma tradição de 450 anos

A Fundação Cultural de Uberaba inicia, agora no mês de março, uma importante pesquisa na área do Patrimônio Cultural, onde será feito um levantamento dos Grupos de Catira atuantes no país.
A pesquisa vai registrar a diversidade cultural, em todas as regiões brasileiras, para compor um Documentário. Uma equipe está sendo formada para fazer o levantamento dos grupos existentes. A segunda etapa do projeto começa 04 meses depois, com pequisa de campo, quando serão feitos o contato e o cadastro com fotos e filmes dos grupos.
O material colhido será organizado por equipe composta por historiador e pelo coordenador do projeto e comporá um livro ilustrado contendo o resultado da pesquisa sobre o Catira, com imagens dos grupos, letras das músicas e depoimentos. Sem contar na produção do DVD, com cenas da dança e depoimentos, narrado de forma explicativa sobre o significado dessa manifestação folclórica.
O acervo colhido e organizado será também disponibilizado num site, que vai disponibilizar o resultado da pesquisa e divulgar o andamento durante o contato com os grupos.
O objetivo do projeto é realizar um mapeamento geográfico - o primeiro realizado com abrangência nacional - dos Grupos de Catira existentes para recuperar sua história, através de pesquisas in loco, disponibilizando à população o histórico dessa manifestação, que é a primeira forma cultural genuinamente brasileira.
O projeto tem o selo da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da empresa VALE S/A. Apoio: UNIUBE - Universidade de Uberaba e Associação Cultural Casa do Folclore.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar