WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/03/2013 - Circo do Povo será reinaugurado

Circo do Povo será reinaugurado no Jardim Copacabana, ainda em abril, através de parceria entre FCU e Cohagra. Presidentes da FCU, Sumayra de Oliveira, e da Cohagra, Wagner Júnior, destacam importância do projeto

Nesta quarta-feira, 27, é comemorado o Dia Nacional do Circo e a data pode ser celebrada com uma boa notícia. Parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) garante a reabertura do Circo do Povo.
“Edital de licitação para o início da reestruturação do Circo foi divulgado para contratar empresa especializada para fazer a desmontagem da estrutura, higienização da lona e a remontagem. O certame, que será feito através de carta convite, será realizado no dia 4 de abril, com a entrega das propostas. A empresa vencedora terá 15 dias remontar a estrutura”, informa a presidente da Fundação, Sumayra de Oliveira.
Segundo Sumayra, o presidente da Cohagra, Wagner Nascimento Júnior, decidiu estabelecer a parceria, já que a Cohagra tem verba para desenvolver ações culturais, por ser um projeto de grande ganho social.
A previsão é que o Circo do Povo seja reinaugurado ainda em abril. “A estrutura será montada na rua Isoleta Maria Adão, esquina com rua Itamaracá, no Jardim Copacabana, onde terá atividades durante os próximos 12 meses.
Durante um ano, os moradores do bairro poderão conferir uma programação especial no Circo, com artistas e diversas oficinas de informática, artesanato, teatro, arte circense e percussão, dentre outros.
Para isso, a Cohagra e a FCU já formataram o projeto para os próximos 12 meses, com atividades mensais, que terá atividades multidisciplinar a ser realizadas por instituições públicas e privadas, para atender 100% das famílias do bairro. Estão programados cursos de capacitação, profissionalização e qualificação com diversos temas, como economia popular solidária; educação ambiental e de trânsito, sobre resíduos sólidos, curso de microcrédito, a ser ministrado por técnicos da Caixa Econômica Federal; curso de educação patrimonial; alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também estão garantidas atividades físicas, de promoção à saúde, saúde preventiva e socioculturais, com oficinas de cultura de dança de salão, de contação de histórias, de arte reciclável, comunicação e locução, além de atividades educativas voltadas às festas em datas comemorativas, como carnaval, Páscoa, festa junina, dia da Criança e Natal.
“Também iremos identificar as principais lideranças do Jardim Copacabana e formar a Comissão de Demanda ao Poder Público para atuarem como agentes de mobilização junto à comunidade. O objetivo é que este grupo seja o parta-voz da comunidade junto ao Poder Público, levando as demandas do Jardim Copacabana”, informa Sumayra.
O Circo do Povo foi instituído em Uberaba, em 1983, no mandato do então prefeito Wagner do Nascimento, desenvolvido pela Fundação Cultural. Desde então o Circo do Povo fez história. Foi palco do primeiro encontro internacional de Ludoteca, promovido pela Federação Latino Americana de Ludoteca (Flalu), da primeira brinquedoteca e da primeira gibiteca do Brasil.
A princípio, o então prefeito Wagner pretendia criar um espaço itinerante, com atrações circenses que tivessem um caminhão como palco, mas percebeu que a utilização da lona seria mais viável principalmente por ser garantia do show no caso de chuva. Diversas atividades foram desenvolvidas em diversos bairros, como apresentação de palhaços, espetáculos de dança, teatro e música.
“O Circo do Povo é um projeto que tem grande abrangência social. É um espaço de lazer, entretenimento e diversão para toda a família, além de funcionar como um lugar que deve acrescentar algo à sociedade, já que todos têm acesso à cultura”, avalia Sumayra.
Já o presidente da Cohagra, Wagner Júnior, diz que este era um dos grandes projetos de seu pai, por isso decidiu fazer a parceria com a Fundação Cultural. “O Circo do Povo dava oportunidade das comunidades conhecerem não só a arte circense, mas também peças teatrais, shows musicais, apresentações artísticas culturais e de se profissionalizarem. Nosso objetivo é continuar com as atividades e a tradição do Circo do Povo”, observa Wagner Júnior.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar