Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

20/12/2012 - Shows de viola e de cordas encerram cursos culturais 6ª às 20h no Vera cruz

A Orquestra Viola de Ouro, o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado e um grupo de congado encerram, com manifestações artísticas, os cursos do projeto “Pátria Rimada Brasil – Conhecendo a Cultura Regional do Nosso País”. O evento acontece na próxima sexta-feira, 21, às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com entrada franca e classificação livre.
 
Estudantes que participaram dos cursos de dança e folclore, teatro, artesanato e reciclagem e cultura digital também apresentarão trabalhos produzidos durante o aprendizado, realizado de maio a novembro passado. Frequentaram as atividades cerca de 250 crianças – voluntárias - de 10 a 14 anos, em 10 horas semanais de aulas em período diferente ao do currículo regular. O curso de culinária atendeu a 20 alunos adultos. 
 
O projeto “Pátria Rimada” foi coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba, que cuidou da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação, que administrou o aspecto pedagógico. O objetivo do projeto foi fomentar a formação de grupos artísticos no município, sem custo para os alunos.
 
O eixo temático do projeto foi abordar a formação cultural das cinco regiões brasileiras, suas linguagens e a composição étnica do país. O Ponto de Cultura ligado à fundação e denominado Mutirão de Cultura captou o recurso destinado a custear o material pedagógico. A remuneração de seis oficineiros, profissionais capacitados para ministrar os cursos, e de um coordenador é oriunda do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba.
 
O curso de dança foi ministrado pelas professoras Andréa Borges Gaia e Mariana Queiroz Silva e o de teatro pela diretora de arte cênica Dani Maia Estrelinha. A professora Beatriz Auxiliadora coordenou o de artesanato, enquanto as aulas de percussão foram realizadas por Elvis Levi Pereira. A atividade de arte culinária ficou a cargo do chefe de cozinha Luiz Roberto Amaral.
 
O Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, gerenciou o projeto. As escolas municipais Professor José Macciotti, no Lourdes, Santa Maria, em bairro homônimo, Professor Anízio Teixeira, no Amoroso Costa, Reis Júnior, no Jardim Espírito Santo, e o colégio estadual Leandro Antônio De Vito, na Vila Arquelau, receberam os polos de cultura.
 
Foram beneficiados, também, pelo projeto “Pátria Rimada Brasil” o Cemea (Centro Municipal de Educação Avançada) Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu, no Boa Vista, e o CEA do Codau (Centro de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), na Univerdecidade.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub