WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/10/2012 - Artes circenses, música e teatro gratuitos no Circo do Povo no sábado às 20h

- “Sábado tem espetáculo?”
- Tem, sim, senhor!”

E é gratuito. Artes circenses, música e teatro de um só vez, às 20h, no Circo do Povo, no final da r. João Pinheiro, vire à direita na av. Maria Machado dos Santos, em frente ao estádio do Vila Nova, no bairro Boa Vista. O grupo Rasgacêro e os Artêros Geraes apresentam o show “Mambembrasileiros”. A promoção é da Fundação Cultural e patrocínio da Algar Telecom, Petrobras, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura. 
O espetáculo “Mambembrasileiros” é original e ousado. Conta com intervenções cômicas e improvisadas que reforçam as tradições folclóricas dos que fazem cultura na rua. Escrito e dirigido por Giovanni Dias, começa com um cortejo que passa pelas ruas cantando e tocando instrumentos. Provocam a todos com suas peripécias, brincadeiras e convidam para o espetáculo saltimbanco, que logo se inicia. No picadeiro, formado no meio da praça, começa a história do “Rasgacêro e os Artêros Geraes”.

Envolto pelo cenário inusitado, em cima de uma Kombi, o narrador por meio de seu cordel, conta a história do Artêro, um menestrel chinfrim, colocado de castigo perambulando por esse “mundo de meu Deus” por ter ousado subir em uma carroça e fingir ser Dionísio. Com muita música, teatro e circo, o Artêro descobre as diversas faces desse deus pagão incrustado na cultura brasileira, gerando assim “Mambembrasileiros”.

Favorecidos por sua atmosfera lúdica do circo e agregado a elementos da cultura popular brasileira, os Artêros do Rasgacêro remetem à chegada dos saltimbancos nas cidades, colorindo as ruas com músicos, bonecos, palhaços e equilibristas, que fazem o carrancudo sorrir e mexem com o cotidiano dos transeuntes. Eles metem-se na vida da comunidade e convidam diferentes classes e gerações ao encontro de boa música e momentos de puro divertimento.

Às vésperas de completar 500 apresentações na rua e 11 anos de criação, o grupo Rasgacêro, de Poços de Caldas (MG), desbrava novos caminhos para compartilhar “Mambembrasileiros”, que coloca a trupe na condição de mambembe, percorrendo cidades na turnê “Rasgacêro e os Artêros Geraes”, que teve inicio em setembro de 2011 e já passou por 40 municípios dos 140 que estão no roteiro, entre Minas, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Oficinas de teatro e de dança à tarde

No sábado também, a partir das 14h, no Circo do Povo, serão realizadas oficinas de iniciação ao teatro e de dança. O objetivo é levar um pouco da experiência do grupo Rasgacêro, criando vínculos culturais e contribuindo com o despertar e aprimoramento das artes por onde passa. Os participantes de destaque das oficinas são aproveitados para compor parte do espetáculo, que será apresentado à noite.

A oficina de teatro desenvolve jogos e dinâmicas cênicas, apresentando as origens dessa arte, além de apresentar as técnicas para a construção de personagens e do espaço cênico. O curso de dança apresenta técnicas das danças populares brasileiras, mais especificamente o maracatu, as cirandas e o jongo, experimentando na prática e aplicando no cortejo que antecede o espetáculo da noite.

As inscrições gratuitas para as duas oficinas devem ser realizadas no sábado, no circo. O número de participantes é de 20 para cada uma e destinada ao público de 10 anos a 60 anos. 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar