WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/07/2012 - 2º Arraial das Letras acontece com uma vasta programação

Vem aí o 2º Arraial das Letras – Feira Literária de Uberaba, entre os dias 22 e 24 de agosto. A abertura acontecerá no TEU (Teatro Augusto Cesar Vanucci), e nos dois dias seguintes, durante as manhãs e tardes, a programação se realizará no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com entrada franca. As inscrições estarão abertas até o dia 5 de agosto para os concursos literário e cultural. O evento é uma promoção da Fundação Cultural por meio de recursos da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. A edição do ano passado foi realizada na pç. da igreja Nossa Senhora da Abadia.
 
A abertura do arraial, que homenageia o escritor Jorge Amado pelo seu centenário, será um bate-papo com a agente literária e jornalista Luciana Villas-Boas, com moderação de representante da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Ela foi diretora do Grupo Editorial Record nos últimos 17 anos, do qual saiu para fundar sua agência literária, com representações no Brasil e nos Estados Unidos. Antes de se dedicar ao segmento de livros, Villas-Boas trabalhou para a BBC de Londres, revista “Veja”, “Jornal do Brasil” e TV Globo.   
 
“Contação de História” é o tema a ser abordado pelo jornalista, cantor e escritor infantil cearense, residente em Brasília (DF), Tino Freitas. Em suas apresentações em escolas, feiras de livro, praças, shoppings centers e teatros, Tino se cerca de livros, músicas próprias, contos populares e brinquedos cantados, encantando crianças e adultos num encontro com a fantasia. Ele tem três livros: “Brasília de A a Z”, “Controle Remoto” e “Cadê o Juízo do Menino?”.
 
O Grupo Fluistória será outra atração nos dois dias do evento, com contação de histórias. O Arraial das Letras conta com a parceria do Ponto de Cultura Livro em Cena, que realizará oficinas gratuitas de dobradura de papel, dedoches – marionete com dedos, de leitura, entre outras. A Secretaria Municipal de Educação também é parceira da Feira Literária e responsável pela apresentação de eventos musicais como o Coral Meninas Cantoras de Uberaba, o Grupo de Flautas e cursos de reciclagem e de maquiagem infantil.
 
No salão de entrada do Vera Cruz, nove estandes serão montados para oferecer oficinas, entre elas, cantinho de leitura e de livraria. Nas paredes do ambiente serão exibidos os trabalhos de artes visuais selecionados entre os participantes do concurso. Colégios particulares e estaduais estão convidados para participar do festival.
 
Concurso literário e cultural
 
Cinco categorias subdividem-se para o concurso literário: poema para estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, conto aos alunos da sexta à nona série, crônica aos de ensino médio e para os que fazem curso técnico e superior, além da população em geral, podem concorrer com contos e crônicas. A premiação será a publicação das obras vencedoras em livretos de cada categoria.
 
Para o concurso cultural, são quatro categorias: desenho, colagem e pintura para alunos de quatro e cinco anos e para matriculados entre o primeiro ano e o quinto do ensino fundamental. Na cate fotografia e teatro para estudantes do sexto ao nono ano e, também, para os de ensino médio. A premiação será a divulgação, exibição e exposição dos trabalhos durante a feira literária.
 
O regulamento o do 2º Arraial Literário – Feira Literária de Uberaba pode ser acessado por meio do link abaixo:
www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/fundacao_cultural/EDITAL%20CONCURSOS.doc
 
 
Entrevista de Luciana Villas-Boas sobre a publicação de livros no Brasil:
www.youtube.com/watch?v=v2qFiVEEaXs
 
Música de Tino Freitas, “Vamos Ver o Sol”
www.youtube.com/watch?v=31Dv4k3uW_U
 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar