WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/07/2012 - Samba de raiz de SP no ‘Domingo Cultural’

Os sambistas de raiz, Ilcéi Mirian, de Campinas (SP), e T. Kaçula, de São Paulo (SP), são as atrações do próximo “Domingo Cultural”, 8, no Mercado Municipal, a partir das 10h30. O grupo Nosso Samba, formado por músicos de Uberaba e de Uberlândia, acompanha a dupla. O evento é uma realização da Fundação Cultural.

Ilcéi tem dois CDs: “Samba de Batom” (2002) e “Minha Identidade” (2010), produzido por T. Kaçula. Ela é formada em história pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e professora. Aliou sua formação acadêmica à de cavaquinista e transformou a trajetória do samba e de sambistas em shows temáticos.

São eles:  “100 Anos de Adoniran”, “100 Anos de Noel”, “Não Me Leve a Mal, Hoje É Carnaval...“, “Da Senzala à Casa Grande: A Miscigenação na MPB“, “Divas da MPB: Histórias e Canções”, “Cantando a História do Brasil“, “Recordar É Viver e Faz Bem“, “Um Poeta Chamado Vinicius”, “Cartola: Saudades do Poeta da Mangueira“, “Paulinho da Viola: O Mestre–Sala do Samba“, “Elis Regina: A Doce Pimenta“, “Zeca Pagodinho: O Samba em Pessoa“, “Clara Nunes: Mineira, Guerreira...” e “No Tempo dos Festivais”.

T. Kaçula é o samba autêntico

Sociólogo e pesquisador, T. Kaçula (compositor, cavaquinista e cantor) se notabilizou ao idealizar o “Projeto Cultural Samba Autêntico”, destinado a congregar movimentos sambistas em todo o Brasil, agora integrado por sete estados:  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco. O projeto não é somente uma roda de samba, promove o aspecto social por meio de oficinas de aprendizagem de instrumentos musicais.

Outra pesquisa importante de T. Kaçula é “Terreiros do Brasil”, que levanta o surgimento do samba no país, no século 16. Ele realiza esse trabalho desde o final da década de 1990. As manifestações culturais de origem africana são analisadas, entre elas, o maracatu, o bumba meu boi, o cavalo marinho e o coco. O estudo já foi apresentado em Barcelona, na Espanha, na USP (Universidade de São Paulo), na PUC de São Pulo e em centros culturais de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Grupo Nosso Samba

O grupo Nosso Samba – formado há um ano - acompanha neste show Ilcéi e T. Kaçula. Ele tem seu repertório voltado para canções de tradicionais compositores, como Nelson Cavaquinho, Cartola, Roberto Ribeiro, Candeia, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, João Nogueira, entre outros.

Integram o Nosso Samba: Ivo (violão), Rodrigo Santiago (voz e cavaquinho), Carlos Humberto de Oliveira, o "Boi", (surdo), Jefferson (pandeiro) e Cleiber (voz). Há, ainda, a participação de Rodrigo Labury (violão de sete cordas) e Rodrigo Oliveira (flauta).


"Samba de Baton", com Ilcéi Mirian
http://www.youtube.com/watch?v=65rr63uTSy4&feature=relmfu

"Favela", com T. Kaçuça
http://www.youtube.com/watch?v=qeZivPRPwOo&feature=related
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar