WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/06/2012 - Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz

Com 12 anos de história e apresentações  em cidades do Brasil e do exterior, a  Orquestra Ouro Preto apresenta repertório formado por tangos e música brasileira de concerto

Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz

Após concertos em diversas cidades mineiras e a realização do elogiado espetáculo Valencianas - homenagem aos 40 anos da carreira de Alceu Valença -, a Orquestra Ouro Preto chega a Uberaba. Com entrada gratuita, o grupo realiza concerto na próxima sexta-feira, às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.

Regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, a orquestra leva à cidade do Triângulo Mineiro um repertório especial, tendo como referência os pilares de atuação que conformam sua identidade. Do repertório padrão, representado pelos grandes cânones da música erudita mundial, o grupo executa a célebre Aria da 4ª Corda, de Johan Sebastian Bach (1685–1750), peça que faz parte da Suíte Nº 3 para Orquestra, uma das obras mais importantes do compositor alemão.

O segundo momento do concerto privilegia a música de concerto feita no Brasil. Assim, a Ouro Preto apresenta os três movimentos que integram o Miniconcerto para Cordas, do compositor Cláudio Santoro (1919–1989) e a brasileiríssima Mourão, famosa peça de Guerra-Peixe (1914–1993), fortemente inspirada no Movimento Armorial, iniciativa artística nordestina que teve como objetivo criar uma arte erudita fundamentada em expressões da cultura popular brasileira.

Tendo o compositor e bandoneonísta argentino Rufo Herrera (1933-) como convidado, a orquestra encerra a mostra apresentando sua verve experimental. Com um repertório formado por milongas e tangos tradicionais, tais como El Choclo e La Cumparsita, até expressões do Nuevo Tango de Astor Piazzolla, a exemplo de Adiós Nonino, Libertango e Milonga Del Ángel, as músicas foram arranjadas pelo próprio Rufo que, ao som de seu bandoneón, promete emocionar o público em Uberaba.


História da orquestra

A orquestra foi criada em Ouro Preto (MG), em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente.

Em seu legado, destaca-se a gravação e o lançamento do disco Latinidades, indicado em 2007 ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental.

O grupo estreiou, em abril de 2012, o espetáculo Valencianas ao lado de Alceu Valença - homenagem aos 40 anos de carreira do cantor e compositor pernambucano - e a participará, em agosto próximo, da International Beatles Week em Liverpool, Inglaterra. O vasto leque de atuação da orquestra chamou a atenção da Petrobras que, desde outubro de 2011, é sua patrocinadora majoritária.


VÍDEO DA ORQUESTRA: http://vimeo.com/43706241

SÍTIO DA ORQUESTRA: www.orquestraouropreto.com.br

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar