Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

16/06/2012 - Petrobras traz Orquestra Ouro Preto a Uberaba na próxima 6ª

Uberaba passa a integrar o Circuito Nacional de Cultura da Petrobras, a partir da próxima sexta-feira (dia 22), trazendo a Orquestra Ouro Preto. Com entrada gratuita, o concerto será realizado, às 20h, no Teatro Municipal Vera Cruz, cedido pela Prefeitura, através da Fundação Cultural. A informação foi dada ao prefeito Anderson Adauto por executivos da estatal durante visita ao canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados no Distrito Industrial III.

Anderson declarou ser um orgulho para a cidade integrar o seleto grupo de cidades que recebem os espetáculos patrocinados pela Petrobras. Ao mesmo tempo, destaca ele, os grupos artísticos uberabenses passam a ter a possibilidade de terem seus projetos financiados pela empresa, através de editais públicos.

Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto apresentará um repertório especial, tendo como referência os pilares de atuação que conformam sua identidade. Do repertório padrão, representado pelos grandes cânones da música erudita mundial, a Orquestra Ouro Preto executa a célebre Aria da 4ª Corda de Johan Sebastian Bach (1685 – 1750), peça que faz parte da suíte Nº 3 para Orquestra, uma das obras mais importantes do compositor alemão. O segundo momento do concerto privilegia a música de concerto feita no Brasil. Assim, o grupo apresenta os três movimentos que integram o Mini Concerto para Cordas, do compositor Cláudio Santoro (1919 – 1989) e a brasileiríssima Mourão, famosa peça de Guerra-Peixe (1914 – 1993), fortemente inspirada no Movimento Armorial, iniciativa artística nordestina que teve como objetivo criar uma arte erudita fundamentada em expressões da cultura popular brasileira.

Tendo o compositor e bandoneonísta argentino Rufo Herrera (1933 -) como convidado, a Orquestra Ouro Preto encerra o concerto apresentando sua verve experimental. Com um repertório formado por milongas e tangos tradicionais, tais como El Choclo e La Cumparsita, até expressões do Nuevo Tango de Astor Piazzolla, a exemplo de Adiós Nonino, Libertango e Milonga Del Ángel, as músicas foram arranjadas pelo próprio Rufo que, ao som de seu bandoneón, promete emocionar o público em Uberaba.

Saiba mais - A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e do exterior. Em seu legado, destaca-se a gravação e o lançamento do disco Latinidades - indicado em 2007 ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental - a estreia, em abril de 2012, do espetáculo Valencianas ao lado de Alceu Valença - homenagem aos 40 anos de carreira do cantor e compositor pernambucano - e a participará em agosto de 2012 da International Beatles Week em Liverpool, Inglaterra. O vasto leque de atuação do grupo chamou atenção da Petrobras que, desde outubro de 2011, é sua patrocinadora majoritária.

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub