WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/05/2012 - Mostra artística comemorará os 64 anos do Vera Cruz em julho

O Cine Teatro Municipal Vera Cruz é o tema do semestre do Programa Tim Arteducação Minas Gerais, desenvolvido pelo DEC-Seme (Departamento Cultural da Secretaria de Educação) e apoiado pela Fundação Cultural de Uberaba. A apresentação coletiva sobre a trajetória daquela casa de eventos será no dia 9 de julho, às 19h30, sob a denominação de “Mostra Artística Uma Flor de Vera, 64 anos de História e de Arte”. O objetivo do projeto é resgatar a cultura local.

Participam do programa 200 alunos – crianças e adolescentes - de cinco escolas municipais em horários extracurriculares. São oferecidos cursos de artes circenses e de capoeira na Escola Profa. Geni Chaves, de teatro na Adolfo Bezerra de Menezes, ambas no bairro Abadia, de capoeira e de dança na Reis Jr., no Jardim Espírito Santo, de dança na Santa Maria, no bairro de mesmo nome, de arte digital na Frei Eugênio, no São Benedito, na Biblioteca Municipal, Centro, e percussão no Circo do Povo, instalado próximo da esquina da r. João Pinheiro com av. Maria Machado dos Santos, ao lado do Estádio do Vila Nova, no Boa Vista.

O programa é patrocinado pela telefônica Tim, coordenado pela organização não governamental Humanizarte, de Viçosa (MG), realizado pelo DEC-Semec e apoiado pela Fundação Cultural de Uberaba por meio do Ponto Mutirão de Cultura, que oferece seis oficineiros para ministrar os cursos. São beneficiados com esse o projeto doze municípios de Minas: Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

O Programa Tim Arteducação é realizado em Uberaba desde 2000. A articuladora do projeto é Maria Edilene Ferreira Leal, diretora do DEC-Semec, e que conta com apoio de cinco servidores para o trabalho pedagógico. O presidente da Humanizarte e idealizador do projeto, Marcelo Soares de Andrade, coordenador do programa, esteve em Uberaba, na última terça-feira, para ministrar palestra sobre “Capacitação de Pessoas para Mostras e Espetáculos”. No próximo dia 18, outra conferência abordará o tema “Captação de Recursos para Cultura”. O programa será concluído em novembro, com apresentação pública.

Mais de cinco mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelo projeto em Minas. Avalia Andrade que a metodologia do projeto promove a inclusão sociocultural por meio de oficinas artísticas, fortalecendo a integração de arte, cultura, educação e ação social. Ele afirma que a iniciativa impactou políticas públicas, além de promover a capacitação e gerar oportunidades de trabalho. Assim, são estimulados o aprendizado, a socialização e o resgate da autoestima, além da formação de plateias e o exercício de cidadania.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar