WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/05/2012 - 5 escolas públicas, Circo e Cemea-Boa Vista viram pólos de cultura para 250 pessoas

Cinco escolas públicas manterão até novembro pólos culturais com cursos de dança e folclore, teatro, artesanato e reciclagem, cultura digital e de culinária. São atendidas cerca de 250 crianças – voluntárias - de 10 a 14 anos, que terão 10 horas semanais de aulas em período diferente ao do currículo regular. O projeto é coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba, que cuida da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação, que administra o aspecto pedagógico. O objetivo do projeto é fomentar a formação de grupos artísticos no município.
 
O eixo temático do projeto é “’Pátria Rimada Brasil’ – Conhecendo a Cultura Regional do Nosso País”. Ele aborda a formação cultural das cinco regiões brasileiras, suas linguagens e a composição étnica do país, ressalta Maria Edilene Ferreira Leal, diretora do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação.   
 
O Ponto de Cultura ligado à fundação e denominado Mutirão de Cultura é o captador do recurso destinado a custear o material pedagógico. A remuneração de seis oficineiros, profissionais capacitados para ministrar os cursos, e de um coordenador é oriunda do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba.
 
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Fundação Cultural, Wellington Cornélio Félix Cornélio, o Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, gerencia o projeto. As escolas municipais Professor José Macciotti, no Lourdes, Santa Maria, em bairro homônimo, Professor Anísio Teixeira, no Boa Vista, Reis Júnior, no Jardim Espírito Santo, e o colégio estadual Leandro Antônio de Vito, na Vila Arquelau, recebem os pontos de cultura.
 
São beneficiados, ainda, pelo projeto “Pátria Rimada Brasil” o Cemea (Centro Municipal de Educação Avançada) Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu, no Boa Vista, e o CEA do Codau (Centro de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), na Univerdecidade. Ao final dos cursos, em novembro, será realizada uma apresentação coletiva dos trabalhos.
 
O curso de dança, ministrado pelas professoras Andréa Borges Gaia e Mariana Queiroz Silva, é oferecido nas escolas Anísio Teixeira e Leandro de Vito. De teatro, dirigido pelo artista Emílio Rogê, acontece nos colégios Santa Maria e Reis Júnior. A professora Beatriz Auxiliadora coordena o curso de artesanato desenvolvido na escola José Macciotti e no CEA-Univerdecidade.
 
No Circo são realizadas aulas de percussão, dirigidas por Elvis Levi Pereira, além de dança, teatro e artesanato. A atividade de arte culinária, ministrada por Mary Carvalho Ribeiro, é aberta a pais de alunos e interessados, ocorre na escola Santa Maria e no Circo. A Cultura Digital é abordada pelo professor Thomas Bessa Ferreira no Cemea-Boa Vista, que recebe também os cursos de dança e de culinária.                
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar