WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/04/2012 - Imigração italiana em Uberaba é tema de livro a ser lançado nesta 4ª

A imigração italiana em Uberaba, Conquista e Sacramento é abordada no livro "Raízes Arbëreshë - Histórias e Memórias da Família Riccioppo", de Plauto Riccioppo Filho, a ser lançado nesta quarta-feira, às 19h, na Livraria Alternativa Cultural, na r. Major Eustáquio, 500, São Benedito. A promoção é do Arquivo Público de Uberaba.  
 
Foram cerca de 10 anos de pesquisa em fontes documentais e bibliográficas para reconstruir mais de 500 anos de uma história familiar, originária da  Albânia e que se instalou na região de Arbereshe, no Sul da Itália. No final do século 19 e início do 20, ocorreram movimentos migratórios importantes de italianos para o Brasil. Com isso, os Riccioppo se dirigiram a Uberaba.
 
O livro
 
A obra, com 614 páginas e capa dura, relata fatos da história de Uberaba relacionados a italianos e seus descendentes. É apresentada a genealogia e a biografia da família biografada, ilustrada com fotografias. A capa do livro traz foto, de 1917, da Alfaiataria Herculano Riccioppo, localizada na r. Cel. Manoel Borges, Centro, onde funciona a loja Têxtil Abril. Mais informações sobe a obra podem ser obtidas pelo link:        www.termoarclima.com.br/familiariccioppo. 
 
O autor

Paulo Riccioppo Filho nasceu em Uberaba, graduou-se em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade de Campinas) e em pedagogia pelo Cesube (Centro de Ensino Superior de Uberaba), além de ser mestre em educação pela Uniube (Universidade de Uberaba). Ele é autor, ainda, do livro “Ensino Superior e Formação de Professores em Uberaba-MG (1881-1938): Uma Trajetória de Avanços e Retrocessos”, inédito e pronto para ser publicado.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar