WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/08/2009 - Fundação Cultural de Uberaba e Secretaria da Educação e Cultura promovem Jornada Mineira Do Patrimônio Cultural

Através de uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), a Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições educacionais e culturais de Minas Gerais, estão promovendo a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. A jornada consiste na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009, a jornada busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.

Em uma parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba, através da equipe Técnica do Conphau (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba) e do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a Jornada Uberabense contará com ações durante todo o mês de setembro. Prevista para o dia 1º de setembro, a abertura da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural e da Semana da Pátria acontecerá na Câmara Municipal de Uberaba, às 9h, com apresentação da Banda do 4º BPM com execução dos Hinos do Brasil e da França e uma homenagem aos imigrantes franceses e seus descendentes.

No dia 2, às 12h, a Exposição “Museu a Céu Aberto”, na Praça Rui Barbosa dará início a exposição itinerante “Uberaba: a cidade revelada entre narrativa, patrimônio e memórias”. O Museu a Céu Aberto ficará exposto posteriormente em outros locais de grande circulação na cidade, como: Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, Mercado Municipal, PMU, Feira de Arte e Cultura da Praça Dom Eduardo, Igreja de Santa Rita de Cássia, Museu do Zebu e Supermercado Carrefour.

Um desfile da Associação das Comitivas de Uberaba e Região (ACUR) acontecerá no dia 19, às 10h na Avenida Fernando Costa, Rua São Benedito, Rua Olegário Maciel, Praça Rui Barbosa, Rua Manoel Borges, Avenida Santos Dumont, Avenida Edílson Lamartine Mendes e Parque Fernando Costa. Já no dia 22, das 14h às 16h, no parque Fernando Costa, será ministrado um Curso de Culinária e Gastronomia da Carne Nelore Natural, através da ACNB, com o Chef Paulo Ramos. Dentre os eventos programados estão também o Projeto Saúde Brasil, que será realizado durante a EXPOINEL no dia 24/09, a Exposição de Artesanatos e Produtos Agro-Artesanais, da Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e Região (AMUR), de 17/09 a 27/09, no Parque Fernando Costa.

O Projeto Educação Patrimonial e Identidade Cultural - Palestras e Oficinas, de 28/09 a 30/09 na Escola Estadual Brasil e também na Escola Municipal Frederico Peiró em Peirópolis no dia 21/09. Além do Lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial e o encerramento da jornada Mineira do Patrimônio Cultural na Escola Estadual Brasil nos dias 28.

A Jornada tem como apoiadores o Supermercado Carrefour, Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, Fundação Museu Zebu Edílson Lamartine Mendes, 39ª Superintendência Regional de Ensino, Escola Estadual Brasil, Escola Municipal Frederico Peiró, Associação das Comitivas de Uberaba e Região (ACUR), Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e Região (AMUR), Casa do Artesão e 4º Batalhão da Policia Militar de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba e Arquivo Público de Uberaba.

A programação completa do evento está disponível no site da Fundação Cultural, através do portal www.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural. Para outras informações ligue 3331-9200 ou 3312-7118.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar