WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/11/2011 - Cx. de cartões postais com crônicas fotográficas da cidade será lançada no MAS, nesta 3ª, às 19h30

  

“Uberaba Crônicas Fotográficas” é o nome de uma caixa de papel contendo 24 cartões postais, com retratos da cidade desde 1874, acompanhados no verso de texto sobre o lugar mostrado. O lançamento dessa “joia de papel” será nesta terça-feira, 22, às 19h30, no MAS (Museu de Arte Sacra).

O evento contará com as presenças do prefeito Anderson Adauto (PMDB), autor da ideia, do presidente da Fundação Cultural, Fábio Macciotti, e da diretora do APU (Arquivo Público de Uberaba), Lélia Bruno Sabino, órgãos promotores da publicação. O coordenador do MAS, Hélio Siqueira, fará breve relato sobre o APU e seu acervo. Uma caixa de “Crônicas Fotográficas” será sorteada entre os presentes, que receberão um cartão postal cada.
 
Inicialmente, o prefeito sugeriu a confecção de um álbum de fotos para distribuir a visitantes e fornecedores da Prefeitura. A ideia evoluiu e se tornou um objeto de resgate histórico de vias públicas e da arquitetura do final do século 19 até os anos de 1930.

As crônicas sobre os locais retratados são da pesquisadora Iara Fernandes e o acervo das fotografias é do APU, além de duas recentes doações. Uma da praça Rui Barbosa, do início do século 20, até então desconhecida, e outra de 1874, de autoria do fotógrafo Bartholomeu Calgno, mostando o início da rua Vigário Silva, Centro, então a principal da cidade por onde se chegava de São Paulo.

Reportagem da TV Integração sobre “Uberaba Crônicas Fotográficas”

http://megaminas.globo.com/video/2011/10/21/arquivo-publico-de-uberaba-libera-acervo-inedito-de-imagens

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar