WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/10/2011 - Festival de Cinema de Uberaba começa nesta 2ª com mostra de 93 filmes, 2 artistas nacionais e vai até domingo

O Festival de Cinema de Uberaba começa nesta segunda-feira, 24, comemorando o Dia Internacional da Animação, com a exibição de filmes infantis. O evento ocorrerá no TEU (Teatro Experimental de Uberaba), das 9h às 10h, e é dirigido a estudantes de escolas municipais. A abertura oficial será na quarta-feira, às 20h, no hall de entrada do Teatro Sesiminas (Serviço Social da Indústria de Minas), com a apresentação do espetáculo “Nas Trilhas do Cinema 2”, pelo Quinteto de Cordas, de Ribeirão Preto. Entrevista coletiva à imprensa, com os promotores do festival, está agenda para quarta-feira, às 11h, no mesmo teatro.
 
O evento encerra-se no domingo, às 19h, com a “Noite dos Premiados” do 2º Festival de Curta Metragem do Sesi e a entrega dos troféus Tião Valadares, cineasta uberabense morto em junho passado. Concorrem 42 películas nas categorias de documentário e de ficção, de cerca de 20 cidades, entre elas Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). A mostra do Sesi integra o Festival de Cinema e se realizará de quinta-feira a sábado, das 19h às 21h, no Teatro do Sesi. 
 
A seguir será exibido o filme “Desenrola”, lançado em janeiro último, que aborda o conflito de uma adolescente que se afoga no mar e se entristece ao pensar que poderia ter morrido virgem. Os protagonistas são Olívia Torres e Kayky Brito, que participará de debate com o público antes da apresentação da película. O ator desempenhou o papel de Sinval Gouveia na novela “Passione” [2010], da TV Globo. O convite para a sessão deve ser retirado no Sesi até sexta-feira, em horário comercial.
 
O 14º Festival do Minuto da Uniube (Universidade de Uberaba), integrante do Festival de Cinema, se realizará na sexta-feira, a partir das 19h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. O ator Leonardo Miggiorin entregará a premiação aos vencedores. Ele representou o personagem Roni Fragonard na novela “Insensato Coração”, da TV Globo.

A 1ª Mostra do Pontão-Tri de Cultura será realizada no sábado, 29, das 14h às 17h, no TEU, com a apresentação de filmes produzidos pelos alunos de cinema de Araguari, Uberlândia, Araxá, Patos de Minas e Uberaba. 
 
Programação
 
O Festival de Cinema terá programação infantil de segunda à quinta-feira, das 9h às 10h, e das 14 às 15h, no TEU, na r. Padre Zeferino, 998, Fabrício. 
Oficinas gratuitas de cinema e de literatura se realizarão às 14h e às 18h, e as de fotografia, às 20h, todas no Casarão do Centro de Cultura José Maria Barra, na pç. Frei Eugênio, 231, São Benedito. A programação na íntegra pode ser acessada pelo link www.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural.
 
Projeto do Ministério da Cultura 
 
O Festival de Cinema é uma realização do  Minc (Ministério da Cultura), por meio do Projeto Pontão-Tri (Pontão de Cultura do Triângulo), da FCU (Fundação Cultural de Uberaba) e do Sesi, com o apoio da Uniube. O Pontão-Tri surgiu em agosto de 2010. Ele é voltado ao desenvolvimento da produção e estruturação do audiovisual. O Minc já instalou 106 pontões espalhados pelo Brasil.
 
O gestor do Pontão-Tri é a PMU (Prefeitura de Municipal Uberaba), por meio da FCU, e atende também Araxá, Uberlândia, Araguari e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Essa conquista busca resgatar a posição de pioneirismo e de pólo cultural que caracterizou Uberaba desde o final do século 19, na região do Brasil Central, avaliou Lisete Resende, assessora de Fomento e Captação da Fundação.
 
O projeto é previsto para três anos e o Minc financia, anualmente, com cerca de 70% do custeio, equivalente a R$ 175 mil, e a PMU com R$ 43 mil. Nesse primeiro ano, aproximadamente 300 pessoas dos cinco municípios foram capacitadas através de cursos quadrimestrais de cinema e de fotografia, oferecidos aos sábados, com turmas de 30 alunos. Mais de 30 entidades participam do Pontão-Tri.
 
O objetivo do Pontão é aproximar e despertar - principalmente a juventude – para a arte cinematográfica, além de qualificar profissionalmente os participantes. A partir de 2013, está prevista a ampliação do Festival de Cinema, com abrangência nacional.
 
Popularizar e democratizar o acesso ao cinema, levando a exibição em telões infláveis de filmes nacionais e das produções do Pontão-Tri aos bairros distantes e aos rurais, é sem dúvida o principal aspecto do projeto, destaca o presidente da FCU, Fábio Macciotti. “O governo municipal e a Fundação, mais do que levar entretenimento a populações carentes, vai oferecer-lhes arte”, concluiu.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar