WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/09/2011 - Cine Teatro Municipal Vera Cruz reinaugura após reformas

O Cine Teatro Municipal Vera Cruz reinaugura na noite desta segunda-feira (12), a partir das 19h30, durante a 9ª Mostra de Talentos dos alunos do Programa de Educação em Tempo Integral – Proeti. O evento contará com a apresentação do espetáculo “Portinari – A Arte do Corpo”.

O Cine Teatro Municipal Vera Cruz recebeu uma série de melhorias no ano de 2011, dentre elas a modernização do sistema elétrico, reparo das cadeiras, instalação de novos carpetes à prova de manchas, reforma das cortinas de acesso ao teatro, e instalação de modernos equipamentos de ar condicionado, desejo antigo do prefeito Anderson Adauto . No total foram investidos R$416.640,00 nestas reformas e aquisição de equipamentos para o Vera Cruz.
 
O Cine Teatro Municipal Vera Cruz completa 63 anos em 2011 e é um dos bens históricos mais queridos e importantes da nossa cidade. A última reforma no Cine Teatro aconteceu em 2007 quando a Prefeitura adquiriu o prédio. O investimento dará mais conforto ao público e tornará o teatro um dos melhores da região.
 
Histórico 
No dia 19 de junho de 1948, no bairro São Benedito era inaugurado o Cine Vera Cruz, empreendimento da Companhia Cinematográfica São Luiz, proprietária dos cines: São Luiz, Metrópole e Royal. Presidida na época por Orlando Rodrigues da Cunha, a construção ficou a cargo dos engenheiros James de Barros e Nicácio Pedro Gonçalves Vidal.
Na década de 1950 a sala foi a pioneira dos cinemas uberabenses a utilizar o recurso Cinemascope: tela de exibição em tamanho maior e aparelhagem sonora mais potente.A partir de 1981 o cinema foi transformado em Cine Teatro Vera Cruz e passou a ser palco de peças teatrais, espetáculos de dança e shows com artistas locais e de renome nacional.
 
Em 2006 o pioneiro em tecnologia cinematográfica da cidade foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (CONPHAU). Em julho do mesmo ano, adquirido pela Prefeitura Municipal, foi reformado e reabilitado como bem cultural. O tão sonhado Cine Teatro Municipal Vera Cruz foi entregue à comunidade no dia 14 de dezembro de 2007 pelo Prefeito Anderson Adauto. Com capacidade para receber 1.000 espectadores, o Cine Teatro Municipal Vera Cruz recebeu um grande investimento em sua reforma e modernização do prédio.
 
A idéia de adquirir e transformar o espaço, patrimônio histórico da cidade demandou pesados investimentos financeiros que foram concretizados, entre outros, nas reformas do telhado, troca do forro, instalação de iluminação, projetor e  sonorização, aquisição de novas cortinas, reformas do piso, das paredes entre outros.
Investimentos foram feitos ainda na construção do calçadão do lado de fora do Teatro, com bancos e iluminação especial, de onde saem três rampas de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
 
 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar